Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
24 de novembro de 2021
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE
image/svg+xml

Naférson Cruz – Revista Cenarium

MANAUS – O Relatório do Painel Científico para a Amazônia (Science Panel for the Amazon, ou SPA), que conta com a colaboração de 180 cientistas e especialistas em diversas áreas, expôs, recentemente, dez metas consideradas pontos chaves para preservar a Amazônia.

Prevista para o primeiro semestre de 2021, a iniciativa de pesquisa que vem sendo realizada, por meio de plataforma virtual, pretende colocar em prática o primeiro relatório científico realizado para toda a Bacia Amazônica e seus biomas. Os debates com ênfase nos pontos estratégicos tiveram início no final de julho deste ano.

Proteger os povos e as comunidades indígenas, parar e controlar a propagação de incêndios florestais e acabar com o desmatamento, bem como as mudanças no uso da terra, são alguns dos eixos temáticos inseridos entre as dez metas classificadas como relevantes para a elaboração do Relatório.

O Painel Científico, segundo o cientista e professor da Universidade de São Paulo, Paulo Artaxo, membro da equipe do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), solicitará que governos, empresas e sociedade civil, implementem as recomendações do relatório e ajam em conjunto pela conservação e desenvolvimento de uma Amazônia sustentável.

Estudo elaborado em Painel Científico tem por objetivo preservar o Bioma Amazônico

O cientista diz que o debate gira em torno apenas do atual estado da arte da ciência para a Amazônia, sem insinuações ou vínculo político. “Estamos desenvolvendo cientificamente uma análise parcial sobre as respectivas estratégias para a Amazônia, tudo baseado no levantamento de informações que está sendo feita pelos cientistas”, comentou Paulo Artaxo, referência mundial em mudanças climáticas.

Outros cientistas brasileiros e estrangeiros renomados participam do Painel Científico para a Amazônia, entre eles, estão: Jeffrey Sachs, Emma Torres, Carlos Nobre, Andrea Encalada, James Albert, Rebecca Abers, Lincoln Alves, Luiz Aragão, Eduardo Assad, Laura Borma, Juan Carrillo e Patrick Caron.

Entre os nomes importantes de diversas áreas estratégicas que participam do Comitê Estratégico, estão: Gastón Acurio, Luiz Davidovich, María Espinosa Garcés, Gustavo Dudamel, Enrique Forero, Angel Guevara, Marina Helou, Beka Munduruku, Rubens Ricupero, Clarence Seedorf, Sebastião Salgado, Christiane Torloni e José Gregorio Díaz Mirabal.

Dez pontos chaves do Painel Científico

  1. – Promover a gestão com base em evidências científicas;
  2. – Parar e controlar a propagação de incêndios florestais;
  3. – Acabar com o desmatamento e as mudanças no uso da terra;
  4. – Financiar agências fiscalizadoras;
  5. – Revisar o impacto ambiental dos projetos de infraestrutura;
  6. – Fortalecer códigos e padrões florestais;
  7. – Financiamento internacional em larga escala;
  8. – Proteger os povos e as comunidades indígenas;
  9. – Certificar cadeias de suprimentos;
  10. – Expandir o monitoramento científico.