Relógio vandalizado em 8/1 é encaminhado pelo governo à embaixada da Suíça
30 de dezembro de 2023

Da Revista Cenarium Amazônia*
MANAUS – O Governo Lula (PT) encaminhou nessa quinta-feira, 28, à embaixada da Suíça o relógio trazido ao Brasil por dom João 6º, em 1808, que estava exposto no Palácio do Planalto e foi danificado durante as manifestações golpistas que ocorreram em Brasília no dia 8 de janeiro.
Segundo fonte do Palácio do Planalto, a peça será remetida a Suíça para restauração graças a uma cooperação firmada entre os dois países. O tempo para a celebração do acordo é atribuído a trâmites burocráticos.
O trabalho de restauração ficará a cargo dos artesãos da Audemars Piguet & Cie.
Único exemplar da peça no mundo, o objeto foi quebrado no dia em que as sedes dos três Poderes foram invadidas e vandalizadas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Os ponteiros e números do relógio foram arrancados e uma estátua que enfeitava o topo da peça foi arrancada.
(*) Com informações da Folhapress