Repórter é agredido por assessores de prefeito do interior do AM; funcionário foi exonerado

As agressões aconteceram no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) (Reprodução/ Internet)

Priscilla Peixoto e Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira, 24, mostra o jornalista Leandro Marques sendo agredido de forma verbal e física por três assessores do prefeito do município de Itacoatiara (distante 175 quilômetros de Manaus), Mário Abrahim (PSC). Segundo informações preliminares, o acusado foi apontado como motorista e segurança particular do prefeito. As agressões aconteceram no Centro de Referência da Assistência Social (Cras).

A equipe de reportagem registrou um boletim de ocorrência. Em nota, a prefeitura afirmou que repudia qualquer ato de agressão ao jornalista e esclarece que o prefeito não compactua com qualquer tipo de ameaça ou agressão à liberdade de imprensa. “Qualquer violência à liberdade de comunicação é reprovável e não se justifica em um Estado Democrático de Direito”, afirmou em nota.

PUBLICIDADE

Ainda em nota, a prefeitura destacou que, por esta razão, Mário Abrahim determinou a exoneração do servidor envolvido no episódio, bem como a imediata abertura de sindicância para apuração dos fatos e punição severa de quaisquer envolvidos. “Por fim, a Prefeitura de Itacoatiara reitera o compromisso pela defesa dos direitos humanos e pela civilidade na convivência entre cidadãos de diferentes opiniões”, ressaltou.

A serviço

Vale ressaltar que Leandro Marques estava no local para cobrir a campanha de distribuição do auxílio enchente. Em tom de ameaça, um dos assessores afirmou ao profissional de comunicação, se ele falasse mal do prefeito, que levaria uma surra.

Eu vou dizer uma coisa para ti, se sair uma vírgula, uma vírgula falando mal do prefeito Mario Abrahim, se sair uma vírgula, vai pegar uma surra. Tá bom? Dê o fora daqui“, ameaçou o assessor.

Logo após a ameaça, o repórter leva um tapa na mão deixando cair o equipamento de filmagem. Durante o ocorrido, Leandro Marques ainda foi golpeado com um soco no estômago e depois expulso do local com sua equipe.

Veja o momento da agressão (Reprodução/Manaus Pop)

De acordo com informações publicadas no G1, o repórter já havia sido ameaçado de morte e agressão, quando realizou reportagens onde abordava a situação de aglomeração e tumulto na entrega do benefício no município de Itacoatiara.

Sindicato dos Jornalistas do AM

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas  – SJP/AM se pronunciou repudiando o ataque sofrido pelo profissional de imprensa. Em seguida destacou a importância do respeito que as autoridades públicas devem ter ao livre exercício profissional e a liberdade do trabalho da imprensa para que a sociedade possa ser bem informada.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas  – SJP/AM repudia, por meio desta, a agressão e ameaça de morte realizadas por assessores do prefeito Mário Abrahim contra o repórter Leandro Marques, correspondente da Rede Amazônica de Rádio e Televisão no município de Itacoatiara, no Amazonas.

A entidade que representa os jornalistas amazonenses destaca a importância do respeito que as autoridades públicas devem ter ao livre exercício profissional, bem como à liberdade do trabalho da imprensa para que a sociedade possa ser bem informada.

A direção do Sindicato solidariza-se com o repórter Leandro Marques, e coloca-se à disposição para acompanhar o desdobramento dos fatos na violência praticada contra o correspondente da rede de comunicação e ao jornalismo“, repudiou a nota publicada pelo sindicato.

A CENARIUM tentou contato com o repórter Leandro Marques para mais informações, mas, até a publicação desta matéria, não obteve retorno.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.