Representantes de indígenas e parlamentares entregam dossiê sobre pandemia à CPI da Covid

Parlamentares e representantes de entidades entregam dossiê ao presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD/AM) (Ariel Costa/Agência Senado)
Cassandra Castro – Da Cenarium

BRASÍLIA – Representantes da Frente Amazônica de Mobilização em Defesa dos Direitos Indígenas (Famddi) entregaram ao presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD/AM), nesta terça-feira, 19, um dossiê que traz informações e relatos impressionantes sobre o drama da pandemia da Covid-19 entre os povos indígenas, em especial, os do Amazonas.

O documento é assinado por diversas entidades e instituições ligadas direta ou indiretamente à causa indígena como o Fórum de Educação e Saúde Indígena do Amazonas (Foreeia); Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua); Conselho Indigenista Missionário (Cimi); além de Associações e Federações representativas de povos indígenas do Brasil, Peru e Colômbia.

Senador Omar Aziz conversa sobre dados apresentados em dossiê ( Ariel Costa/ Agência Senado)

O dossiê foi elaborado após a realização do encontro “Violações dos direitos indígenas e genocídio no Amazonas”, em abril deste ano, que contou com a participação de lideranças e advogados indígenas, representantes de organizações indigenistas e de direitos humanos, parlamentares e juristas.

PUBLICIDADE
Leia também: Indígenas que vivem em áreas urbanas de Manaus lutam por prioridade na imunização contra Covid-19

Na reunião desta terça-feira, estavam presentes os deputados federais José Ricardo (PT/AM) e Joenia Wapichana (REDE-RR), que são, respectivamente, vice-coordenador e coordenadora da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Povos Indígenas. Ambos falaram para sensibilizar o senador Omar Aziz sobre a gravidade da pandemia entre os povos indígenas e solicitar que o documento seja apreciado pela Comissão e acrescentado ao rol de denúncias relacionadas ao posicionamento do governo federal no enfrentamento da pandemia.

Documento revela histórias dramáticas

“Nessa pandemia, os povos indígenas foram e continuam sendo contaminados e morrendo por muitos descasos, principalmente, do governo federal. Esse relatório da Famddi é muito grave. São quase 1 mil indígenas mortos e milhares que ainda sofrem as consequências da Covid. Não podemos ficar calados frente a esses descasos. Por isso, cobramos as responsabilizações”, declarou José Ricardo.

A deputada Joenia Wapichana também saiu da reunião na expectativa de que o apelo feito pelos signatários do dossiê seja atendido. “A gente está aguardando providências, eu espero que a CPI aja com coerência, que de toda a discussão acumulada que se teve, os documentos que receberam, para configurar os crimes que o Bolsonaro praticou”, afirmou a parlamentar.

A presidente da Adua, Ana Lúcia Gomes, disse que as entidades fazem o papel delas, que é denunciar o que está acontecendo com os povos indígenas. “O Estado do Amazonas foi muito afetado pela pandemia e este governo tem se mostrado ineficiente na sua gestão. Esse governo não tem apreço pelas minorias”, disse ainda.

O presidente da CPI disse que pretende acrescentar mais informações sobre o Amazonas no relatório final da CPI. Ele afirmou ao grupo que a CPI vai criar uma comissão para acompanhar a questão indígena e mais uma vez reiterou que o drama da pandemia no Brasil “não vai sair barato” para os responsáveis pela crise sanitária que resultou, até o momento, em mais de 600 mil mortos.

Confirma o documento na íntegra:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.