Reservatórios do Brasil têm alta no volume hídrico após período de chuvas acima da média


05 de março de 2022
Reservatórios do Brasil têm alta no volume hídrico após período de chuvas acima da média
Responsável por cerca de 70% da geração de energia do Brasil, usinas do Sudeste e Centro-Oeste devem registrar melhor patamar desde 2016 (Marcos Corrêa/PR)

Com informações da CNN

RIO DE JANEIRO – Para o mês de março, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) manteve positiva a projeção do volume hídrico da maior parte dos reservatórios do País. A exceção dos reservatórios do subsistema Sul, que sofrem com a pior seca dos últimos 70 anos, segundo especialistas. De acordo com o boletim divulgado nesta sexta-feira, 4, as chuvas acima da média têm contribuído para o aumento do volume de água das usinas hidrelétricas brasileiras.

O armazenamento dos reservatórios do subsistema Norte chegará a 94,7% da capacidade total até o fim de março, enquanto o Nordeste deve registrar 93,1%. No Sudeste/Centro-Oeste, responsável por cerca de 70% da geração de energia do Brasil, os índices são positivos e a estimativa é de que as usinas cheguem a 63,3% da capacidade instalada.

A expectativa de reserva só fica aquém para o Sul do País. Para o subsistema a projeção do ONS é de a capacidade de armazenamento dos reservatórios permaneçam em 33%, em função da escassez hídrica que assola a região.

Caso a projeção do ONS se concretize, as usinas do Sudeste e Centro-Oeste vão registrar o melhor patamar hídrico da região desde março de 2016. Na ocasião, o nível dos reservatórios era de 58,27% da capacidade total.

Em setembro de 2021, em função da crise hídrica, o subsistema teve o pior cenário energético dos últimos 90 anos. De acordo com o boletim do ONS, as usinas da região tinham apenas 16% da capacidade hídrica.

A boa recuperação hídrica em grande parte do País está relacionada ao volume de chuvas. As precipitações no Nordeste serão 30% maior do que a média histórica. No Norte, será registrado um aumento de 16%. Os índices do Sudeste/Centro-Oeste ficarão estáveis, segundo o ONS. Já a expectativa para o Sul é chuvas 50% menos frequentes que a média da região.

“A próxima semana operativa apresentará um padrão sinótico similar ao da semana atual, com a passagem de duas frentes frias na região Sul ocasionando precipitação próxima à média semanal nas bacias dos rios Jacuí, Uruguai e Iguaçu. As bacias hidrográficas da região Norte apresentam pancadas de chuva, com valores previstos próximos à média”, destaca o ONS.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.