Reunião de Eduardo Bolsonaro com grupo armamentista, em Abu Dhabi, discutiu desenvolvimento de mísseis


08 de agosto de 2022
Reunião de Eduardo Bolsonaro com grupo armamentista, em Abu Dhabi, discutiu desenvolvimento de mísseis
Eduardo Bolsonaro participou de reunião, em Abu Dhabi, com o Grupo Edge (Reprodução)
Com informações do Infoglobo

ABU DHABI – Um grupo de trabalho do Ministério da Defesa e Eduardo Bolsonaro se reuniram em maio com o grupo Edge, um conglomerado estatal dos Emirados Árabes Unidos, para discutir parcerias no desenvolvimento de mísseis e foguetes, segundo a pasta. Também foi debatida a integração de armamentos na aeronave A-29 Super Tucano — um dos principais aviões de combate da FAB.

O encontro ocorreu em Abu Dhabi, na sede da empresa, uma das principais fornecedoras de armamento do mundo. O grupo Edge foi implicado em um escândalo de espionagem internacional.

A reunião com a presença do “Zero Três” foi revelada, à época, pelo site “Brasil de Fato”. Na ocasião, o Ministério da Defesa havia imposto sigilo acerca da divulgação da ata e da lista de participantes.

Agora, vem à tona que estiveram presentes o secretário de Produtos de Defesa, Marcos Rosas Degaut Pontes; o diretor do Departamento de Promoção Comercial da Seprod, Antonio Ferreira de Lima Júnior; e o coordenador do Departamento de Promoção Comercial da Seprod, Pedro Oliveira de Sá. Além, é claro, de Eduardo, que nem sequer integra o GT do ministério.

A pasta, no entanto, não explicou qual o papel do parlamentar na reunião. O ministério foi questionado, a respeito de sua participação institucional, por meio de um requerimento de informação apresentado pelo deputado federal Paulão (PT-AL).

O ministério se limitou a dizer que parcerias entre a Base Industrial de Defesa brasileira e o Grupo Edge “podem trazer ganhos tecnológicos e de conhecimento para ambas as partes, bem como desenvolver e produzir, conjuntamente, equipamentos militares e de emprego dual que podem não apenas suprir demandas das Forças Armadas, do Brasil e dos EUA, mas também serem inseridos no mercado internacional”.

Pelo lado dos Emirados Árabes, compareceram o presidente do Grupo Edge, Faisal Al Bannai, o presidente de Mísseis e Armamentos da empresa, Hamad Al Marar; e a vice-presidente de Gerenciamento de Projetos Plataformas e Sistemas, Samia Oulmi.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.