Forbes inclui Marina Silva entre líderes em sustentabilidade de 2025


Por: Fred Santana

18 de setembro de 2025
Forbes inclui Marina Silva entre líderes em sustentabilidade de 2025
É a primeira vez que um brasileiro figura entre os líderes globais destacados pela publicação (Rogério Cassimiro/MMA/João Stangherlin/Ibama | Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

MANAUS (AM) – A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, foi incluída na lista Forbes Sustainability Leaders 2025, que destaca 50 personalidades de todo o mundo com atuação relevante no setor de sustentabilidade. É a primeira vez que um brasileiro figura entre os líderes globais destacados pela publicação. O anúncio ocorreu nesta quinta-feira, 18.

No perfil dedicado à ministra brasileira, a Forbes afirma que, desde que reassumiu o cargo em 2023, Marina Silva tem como principal conquista o combate ao desmatamento no País. O texto também menciona outras fases da trajetória da autoridade, incluindo as funções públicas que exerceu no passado, o histórico legislativo e o trabalho como ativista ambiental, elementos que ajudaram a consolidar sua reputação internacional.

A Forbes Sustainability Leaders 2025 é uma compilação anual da revista que identifica líderes globais envolvidos com iniciativas de sustentabilidade. Esses nomes vêm de diferentes setores, entre eles governo, sociedade civil, empresas e pesquisa, e são avaliados pela contribuição em áreas como conservação ambiental, combate ao desmatamento, políticas de clima, transição energética e inovação sustentável.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

A lista reúne, ainda, outras figuras de destaque mundial, entre elas o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, reconhecido por suas constantes articulações em defesa de metas climáticas globais; a cientista queniana Wangari Maathai (in memoriam), lembrada por seu legado no movimento do Cinturão Verde; e líderes empresariais ligados à transição energética e à economia de baixo carbono.

Para a revista, a ministra brasileira preenche os critérios de liderança sustentável ao demonstrar impacto verificável, relevância internacional e compromisso contínuo com causas ambientais. A publicação destaca ainda que a escolha de nomes como o da ministra funciona como um termômetro global sobre quem está sendo reconhecido, em diferentes áreas de atuação, como agente de mudança diante da urgência climática e ambiental.

Potência ambiental

Atual ministra do Meio Ambiente, Marina Silva tem a sua trajetória marcada pela defesa da clima e atua contra as medidas que aceleram as mudanças climáticas no mundo. Desde que assumiu a pasta, em janeiro de 2023, a autoridade apontou o papel de protagonismo que o Brasil voltou a ocupar no cenário político internacional após reconstruir a política para o setor dentro do País. 

Segundo a ministra, apesar de todas as adversidades enfrentadas, o País acumula números positivos que já são reconhecidos em ambientes multilaterais. “Nesses dois anos em que o desmatamento caiu quase 46% na Amazônia e 32% no País inteiro, o agronegócio cresceu 15% e a renda per capita cresceu em torno de 11%”, declarou em uma das sessões na qual participou no Congresso Nacional, em julho deste ano.

Leia mais: Em Manaus, Marina Silva anuncia medidas para zerar desmatamento até 2030
Editado por Jadson Lima

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.