Ritmo de vacinação já aquece procura por viagens no Brasil


28 de junho de 2021
Ritmo de vacinação já aquece procura por viagens no Brasil
Hotelaria projeta melhora nos negócios com vacinação (Eduardo Anizelli/Folhapress)
Com informações da Folha de São Paulo

RIO DE JANEIRO – Em meio à vacinação contra a Covid-19, brasileiros começam a demonstrar maior interesse em retomar viagens de turismo, indicam entidades do setor. O quadro começa a gerar uma dose de otimismo entre empresários após o registro de uma série de prejuízos durante a pandemia.

Na visão de representantes da área, o avanço da imunização tende a reduzir restrições a atividades, criando aos poucos um ambiente mais favorável para os negócios. A recuperação completa do turismo, entretanto, só deve ocorrer a partir de 2022.

Pesquisas recentes da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) apontam para um cenário que começa a ficar mais positivo. Em abril, 69% das operadoras ouvidas pela entidade tiveram percepção de melhora ou nível similar de negócios frente a março. Em maio, esse percentual subiu para 97%.

O faturamento, entretanto, segue enxuto –ficou na faixa de 25% do verificado antes da crise sanitária.

“Apesar do volume de faturamento ainda estar aquém do praticado antes da pandemia, na média dos 25%, uma percepção com viés mais positivo começa a ganhar força entre as operadoras, principalmente por conta do maior interesse do consumidor em adquirir ou planejar viagens”, afirma em nota a associação.

Promoções e demanda reprimida, além da imunização, também ajudam a explicar os indícios de melhora, que ganharam fôlego a partir de maio, afirma o presidente da Braztoa, Roberto Nedelciu.

Segundo ele, boa parte dos consumidores busca destinos mais afastados de grandes centros urbanos e com espaços ao ar livre, característica vista ao longo da crise sanitária.

Conforme a associação, 71% das operadoras relataram que foram procuradas em maio por turistas vacinados, e 29% das viagens comercializadas para esse público ocorrerão em julho.

Leia matéria completa na Folha de São Paulo

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.