RO recebe 28 mil doses da AstraZeneca; imunização com CoronaVac está suspensa e 6 mil aguardam 2ª dose

Em Rondônia, a 18ª remessa de vacinas chegou com 28.900 doses da AstraZeneca, em Porto Velho (Reprodução/ Governo de Rondônia)

Iury Lima – Da Revista Cenarium

VILHENA (RO) – Uma nova carga com 28.900 mil doses do imunizante AstraZeneca chegou nessa quinta-feira, 6, em Porto Velho. Com a nova remessa, Rondônia registra o recebimento de 473.768 mil unidades, quase meio milhão de doses. No entanto, 6 mil pessoas ainda aguardam pela segunda dose da CoronaVac, suspensa desde 16 de abril pela falta da produção do insumo vacinal.

O cronograma de vacinação com o imunizante produzido pela Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, sofreu alterações na segunda-feira, 3, em pelo menos oito capitais, afetando 175 mil brasileiros, incluindo Porto Velho. Apesar disso, o governo estadual informou que as quase 30 mil novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) serão utilizados para aplicação da 1ª dose em gestantes; puérperas (mães com bebês de até 45 dias), de 18 a 59 anos; pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência permanente, cadastradas no benefício de prestação continuada, também dos 55 aos 59 anos de idade. 

PUBLICIDADE

Distribuição

As vacinas serão entregues às secretarias regionais de Saúde do Estado execução do cronograma de distribuição aos municípios, que começam a priorizar a vacinação do grupo prioritário de pessoas com comorbidades. De acordo com a Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa), a distribuição para as cidades sedes de Regionais de Saúde fica assim:

Ji-Paraná: 6.410 mil doses;
Cacoal: 3.180 mil doses;
Vilhena: 2.580 mil doses;
Ariquemes: 3.770 mil doses;
Rolim de Moura: 3.150 mil doses
Porto Velho: 9.810 mil doses

Fila pela CoronaVac

De acordo com o coordenador estadual de imunização, Ivan Barbosa, as tratativas com o Ministério da Saúde ainda estão em curso para viabilizar a entrega de novas doses da CoronaVac, bem como também, da Pfizer. Em todo o Estado, a vacinação segue estagnada em 200.060 aplicações de 1ª dose (de todos os imunizantes recebidos) e 87.328 aplicações da segunda. 

O Coordenador Estadual de Imunização intermedia a situação com o Ministério da Saúde (Reprodução/Governo de Rondônia)

“Mesmo com essa remessa da AstraZeneca chegando ao Estado, estamos na expectativa de que o Ministério da Saúde envie, a qualquer momento, mais doses da Pfizer ou da CoronaVac, para que a população continue a ser atendida e imunizada nos municípios”,

Ivan Barbosa, coordenador estadual de imunização de Rondônia

A prefeitura da capital rondoniense aplicou todo o lote que dispunha da vacina CoronaVac como primeira dose e não fez reservas para a segunda aplicação, alegando que seguiu orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI) do governo federal. O Estado afirma que o Ministério da Saúde (MS) deu prazo de dez dias, contados a partir de 26 de abril apresentar novo calendário. Mesmo com o fim do período, a regularização de entregas dos imunizantes não foi realizada.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.