Roberto Cidade e Coronel Menezes: chapa é aposta para Prefeitura de Manaus


30 de julho de 2024
Roberto Cidade e Coronel Menezes: chapa é aposta para Prefeitura de Manaus
Roberto Cidade e o Coronel Menezes: chapa é confirmada para disputa à Prefeitura de Manaus (Assessoria de imprensa)
Jadson Lima e Isabella Rabelo – Da Cenarium

MANAUS (AM) – O grupo político do presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e pré-candidato à Prefeitura de Manaus (AM), Roberto Cidade (União Brasil), escolheu o coronel Alfredo Menezes Júnior (Progressistas) como o vice na chapa para disputar as eleições marcadas para o dia 6 de outubro. Menezes teve 735.068 votos para senador do Amazonas nas eleições de 2022, sendo mais de 70% em Manaus.

Coronel Menezes e Roberto Cidade durante anúncio (Luiz André/CENARIUM)

A oficialização do nome do ex-superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) ocorreu nesta terça-feira, 30, durante uma coletiva de imprensa realizada na Zona Centro-Sul da capital amazonense. Além de Cidade e Menezes, outras lideranças políticas que integram a base dos pré-candidatos estavam presentes no anúncio.

No pronunciamento, Roberto Cidade teceu elogios ao pré-candidato a vice-prefeito de Manaus e afirmou que Coronel Menezes é o nome “ideal” por possuir a experiência de vida e preparação necessárias para assumir o cargo.

“Manaus já decidiu que quer mudar, mas não pode mudar de qualquer jeito. É necessário alguém que tenha experiência de vida, equilíbrio e que esteja pronto para trabalhar. Eu estou pronto porque tenho o Coronel Menezes ao meu lado”, declarou Cidade.

Roberto Cidade fala à imprensa durante anúncio do vice na chapa (Luiz André/CENARIUM)

Ao seguir com a palavra, Menezes utilizou seu tempo de fala para reforçar seu vínculo de amizade com Roberto Cidade, além de agradecer a oportunidade para somar com a chapa que tem, até agora, seis partidos e mais de 300 pré-candidatos a vereador.

“Quero agradecer ao meu querido amigo Roberto Cidade, já somos amigos a bastante tempo, primeiro pelo convite, segundo pela confiança de ter me convidado para ser o candidato a vice-prefeito da sua chapa. Nós estamos prontos para mudar Manaus”, afirmou Menezes.

O anúncio do coronel como vice de Cidade contou com a presença de políticos de partidos que compõem o arco de alianças do União Brasil, como os deputados estaduais Alessandra Campelo (Podemos), Joana Darc (UB), Doutor Gomes (Podemos), George Lins (UB) e Mário César Filho (UB).

Estavam presentes no evento também os vereadores de Manaus e pré-candidatos à reeleição Caio André (UB), Yomara Lins (Podemos), Lissandro Breval (Progressistas), Ivo Neto (PMB), Diego Afonso (UB), Elissandro Bessa (PSB), Marcelo Serafim (PSB), Professora Jacqueline (UB), Rodrigo Guedes (Progressistas), Márcio Tavares (Republicanos), Allan Campelo (Podemos), Doutor Daniel Vasconcelos (Republicanos), além do deputado federal licenciado Fausto Júnior (UB) e o presidente estadual do Progressistas, Rodrigo de Sá, pré-candidato a vereador de Manaus.

Conflito

No ano passado, a Comissão Executiva Municipal do Partido Liberal (PL), decidiu por afastar Alfredo Menezes da legenda, a pedido do deputado federal Alberto Neto. Ele foi alvo de denúncia na Comissão de Ética após chamar Alberto Neto de “Judas” em uma votação contra a Zona Franca de Manaus.

Menezes defendeu-se e afirmou estar sendo perseguido. O afastamento foi registrado em ofício enviado ao presidente do PL Nacional, Valdemar Costa Neto. O conflito expôs uma racha no bolsonarismo do Amazonas, considerando que ambos integravam a base aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Estado.

Histórico

Coronel da reserva do Exército Brasileiro, Menezes serviu no Comando Militar da Amazônia (CMA) e em outras unidades importantes da Força Terrestre. Após a passagem pelo serviço militar, ele foi para a iniciativa privada a partir de 2010, quando assumiu uma instituição financeira.

Em 2019, Menezes foi nomeado como superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus durante o governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL). Menezes saiu do cargo em 2020 para disputar a Prefeitura de Manaus.

Naquela eleição, Menezes terminou em quinto lugar com mais de 11% dos votos válidos em seu primeiro teste nas urnas. Dois anos depois, o ex-superintendente da Suframa disputou a eleição para senador pelo Amazonas e registrou 39,38% dos votos para 40,93% de Omar Aziz, eleito ao cargo.

Leia mais: Candidatura à Prefeitura de Manaus de Roberto Cidade é confirmada no dia 3 de agosto

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.