Roda de conversa online da UFU vai debater a memória do abolicionista Luiz Gama

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do NEAB/UFU no YouTube (Reprodução/Internet)

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – Com o intuito de dialogar e debater sobre a figura e a memória do advogado e abolicionista brasileiro, Luiz Gama, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realiza nesta terça-feira, 1º, às 19h, uma roda de conversa com o tema “Luiz Gama: resgate da memória do advogado e abolicionista brasileiro”.

De acordo com a jornalista, advogada, pesquisadora e membra das Comissões de Igual Racial e de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Amazonas (OAB/AM), Luciana dos Santos, Luiz Gama foi o maior advogado abolicionista do País. “Na contramão disso, pouco da sua história foi explorado até hoje, muito em razão do embranquecimento da história brasileira. Ele é uma dentre outras personalidades negras que foram invisibilizadas pela história oficial, que transformou a princesa Isabel na grande redentora. Essa é mais uma das provas de como o Brasil é um País racista”, afirmou.

PUBLICIDADE

Luciana destaca ainda que desconstruir essa história única é importante, até para a nossa evolução como sociedade e ressalta a importância do apoio da UFU nesse processo. “A UFU tem tido um importante papel no ensino e pesquisa sobre as relações étnico-raciais no País e para a gente é muito importante debater o assunto”, destacou.

O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da UFU (Neab/UFU) no YouTube e vai trazer a oportunidade de conhecimento relacionado à história e o papel fundamental do advogado. Entre os convidados é possível destacar a mestra e doutoranda em direitos humanos pela Universidade de São Paulo (USP), Simone Henrique.

A mediação do evento será feita pelo professor adjunto na faculdade de direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), pesquisador associado do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia (Neab/UFU), Humberto Bersani.

Luiz Gama

Luiz Gonzaga Pinto da Gama nasceu em Salvador, no dia 21 de junho de 1830 e morreu em São Paulo, no dia 24 de agosto de 1882. Foi abolicionista, jornalista, escritor e patrono da abolição da escravidão do Brasil. Luiz foi feito escravo aos 10 anos e continuou analfabeto até os 17 anos de idade. Gama lutou e conquistou judicialmente a própria liberdade e passou a atuar em favor dos outros escravos, o qual se tornou o maior abolicionista do Brasil.

Maior abolicionista do Brasil, Luiz Gama (Reprodução/Internet)
PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.