Poder 10 de outubro de 2020

Rodrigo Maia assegura votar PEC da prisão em segunda instância após as eleições

Rodrigo Maia presidente da Câmara, diz que tema deve ser analisado em dezembro (Reprodução/Internet)
Rodrigo Maia presidente da Câmara, diz que tema deve ser analisado em dezembro (Reprodução/Internet)

Da Revista Cenarium*

BRASÍLIA — O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta sexta-feira, 9, que a Casa vai votar até dezembro a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da segunda instância, que permite a prisão de condenados por decisão de um tribunal em segundo grau.

“A PEC da segunda instância estará votada até o final de dezembro”, disse Maia, em entrevista ao programa Gabinete de Crise, do site O Antagonista.

PUBLICIDADE

Maia disse que o presidente da comissão especial que discute o tema, Marcelo Ramos (PL-AM), e o relator da proposta no colegiado, Fábio Trad (PSD-MS), estão discutindo o tema.

O Supremo Tribunal Federal (STF) reviu em novembro do ano passado o entendimento que vinha adotando desde 2016 ao acabar com a possibilidade de iniciar a execução da pena de prisão após condenação em segunda instância. O entendimento anterior deu impulso para a operação Lava Jato, levando a uma série de prisões e pressionando o acerto de acordos de delação premiada.

Questionado sobre a votação de outra PEC, a do fim do foro privilegiado, o presidente da Câmara destacou que políticos já tiveram o foro por prerrogativa de função “derrubado” porque a maioria dos casos já está tramitando na primeira instância. Apesar disso, disse que a questão sobre pautar o foro está mais distante de um acerto.

“Acho que a segunda instância está um passo à frente”, comparou.

(*) Com informação da Reuters

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO