Rondônia Rural Show: matéria-prima regional foi o tema mais demandado no estande da Suframa

(divulgação)
Com informações da assessoria

RONDÔNIA – Como utilizar os incentivos fiscais na fabricação de produtos a partir de matéria-prima regional? Esta foi a principal dúvida dos empresários e empreendedores que visitaram o estande da Suframa durante a 9ª Rondônia Rural Show Internacional. O evento, que começou na segunda-feira (23) e foi encerrado neste fim de semana, foi realizado no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná (RO) e previa a movimentação de R$ 1 bilhão em negócios.

Durante a feira, os servidores da Coordenação Regional de Ji-Paraná da Suframa (Corejip), além de explicar o funcionamento da Autarquia e as etapas envolvidas nos processos de cadastramento e internação de mercadorias nacionais, também detalharam os critérios para aprovação de projetos caracterizados pela proporção na utilização de matéria-prima de origem regional na composição final do produto.

“Há o critério Absoluto, quando individualmente representar percentual superior a 50% em peso, volume ou quantidade; o Relativo, quando a soma das matérias-primas regionais for superior àquelas de outras origens ponderadas individualmente, em peso, volume ou quantidade; e o de Importância, quando a presença de determinada matéria-prima for indispensável para dar a característica essencial ao produto final e sua substituição por similar a ele natureza diversa”, explica a coordenadora regional da Suframa em Ji-Paraná, Patrícia Carla Lima.

PUBLICIDADE

Suframa em mesa-redonda

A demanda pelo tema do uso de matéria-prima regional fez a coordenadora regional ser convidada para uma mesa-redonda promovida pela Sudam, na quarta-feira, 25, no estande do Sebrae Rondônia, quando foram debatidos projetos e instrumentos de ação para o desenvolvimento includente e sustentável da Amazônia, além de políticas públicas voltadas para a região.

Mulheres

Depois de dois anos sem realização devido à pandemia, a 9ª Rondônia Rural Show Internacional teve como tema principal “Mulheres do Agro”. O último censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que há cerca de 1,7 milhão de mulheres que se declaram chefes do empreendimento rural no Brasil.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.