Rondônia vacina mais de 80 mil adolescentes para bloquear variante Delta

Iury Lima – Da Cenarium

VILHENA (RO) – Desde que a imunização contra Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos foi liberada em Rondônia, no final de agosto, mais de 82 mil foram atendidos com, pelo menos, a primeira dose da Pfizer, vacina escolhida em razão de sua eficácia contra a variante Delta, que se espalha pelo Estado.

A inclusão deste grupo no público alvo a ser vacinado foi oficializada no dia 19 do mês passado, após uma reunião do governo estadual entre representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau-RO), Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e membros da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para deliberar sobre o tema. Hoje, recebem a vacina todos os adolescentes com ou sem comorbidades e o intervalo estabelecido entre as duas doses foi de 45 dias. 

São vacinados adolescentes com ou sem comorbidades em intervalo de 45 dias entre duas doses de Pfizer. (Reprodução/Prefeitura de Porto Velho)

Imunização para bloquear variante

A propagação da variante Delta em Rondônia preocupa a Sesau-RO que, por isso, acelera a imunização dos adolescentes por meio de ações de vacinação em massa, como a realização de drive thrus. Segundo a pasta, a intenção é bloquear a circulação da mutação do vírus Sars-Cov-2 no território do Estado.

“A nova variante é resultado de mutações do vírus da Covid-19 e tem uma alta transmissibilidade. Precisamos trabalhar para que a cepa não se espalhe entre os jovens. Para isso, é necessário tomar a primeira e a segunda dose da vacina na data certa”, declarou o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo.

A Delta, de origem indiana, já infectou sete pessoas em seis municípios rondonienses:

Cidade Infectados pela variante Delta
Jaru (RO)2
Cacoal (RO)1
Ouro Preto do Oeste (RO) 1
Ariquemes (RO)1
Porto Velho (RO)1
Guajará-Mirim (RO)1
Fonte: Sesau-RO

Vacinação em números

Até sexta-feira, 10, o Estado de Rondônia já havia ultrapassado 1,5 milhão de doses aplicadas para toda a população “vacinável”, como classifica os integrantes dos grupos prioritários. São 1.078.152 rondonienses que receberam a primeira dose e 472.566 já que completaram o ciclo vacinal, somando 1.570.718 doses aplicadas.

Até o momento, o Estado tem 59,39% da população imunizada com a primeira dose e 26,03% atendida com a segunda ou única dose. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO