Roraima exporta mais de 50 toneladas de mel para a Europa

Atualmente, são produzidas cerca de oito colorações de mel, em Roraima - Foto: Divulgação

Da Redação

RORAIMA – O governo do Estado exportou de mais de 50 toneladas de mel para a Europa. A Seapa (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), além de ceder o espaço para a produção, também auxiliou a Associação Setentrional de Apicultores (Asa) de Roraima com a articulação junto a Sefaz (Secretaria de Fazenda) para emissão de nota fiscal.  

“A gente destaca mais uma vez que o governo de Roraima prioriza a produção rural, pois acredita que ela pode mudar a matriz econômica e isso é uma demonstração que nós temos essa capacidade. Estamos em meio a uma pandemia, e mesmo assim, tivemos êxito nessa articulação de forma positiva” afirmou o titular da Seapa, Emerson Baú.

PUBLICIDADE

Para o vice-presidente da Associação Setentrional dos Apicultores de Roraima, Décio Ferreira, a articulação do governo do Estado foi imprescindível para a exportação.

“Nós produzimos cerca de 300 toneladas de mel por ano, a região amazônica não consome esta quantidade do produto. Então, procuramos outros mercados e graças a Deus encontramos no Paraná uma empresa que exporta para a Alemanha, que facilitou a logística. Devido a estas negociações, sabemos que agora temos tudo para alavancar a produção da apicultura em Roraima”, comemorou.

O titular da Seplan (Secretaria de Planejamento), Marcos Jorge, falou sobre a importância dessa exportação para Roraima. “Nós estamos falando de uma operação inédita para um mercado muito complexo, o que mostra a qualidade do que nós produzimos aqui, os nossos apicultores estão em primeiro lugar, de parabéns por conseguirem abrir um mercado tão importante”, esclareceu.

Em relação à qualidade do produto, uma particularidade diferencia o mel produzido no Estado. O que determina a cor e o sabor é a florada da estação, em Roraima, ela se destaca pela diversidade. Atualmente, são produzidas cerca de oito colorações de mel em solo roraimense.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.