Roubos na região metropolitana de Belém aumentam 17% em 2021

Os dados estão presentes no Portal da Transparência da Secretaria de Segurança Pública do Pará (Marcelo Seabra/Agência Pará)
Danilo Alves – Da Agência Cenarium

Belém – Nos primeiros cinco meses de 2021, o número de roubos em Belém, Ananindeua e Marituba, aumentou 17,46% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados estão presentes no Portal da Transparência da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup). Conforme os dados, de janeiro a maio de 2021, Belém registrou 11.124 ocorrências de roubos. Já no mesmo período de 2020, o número foi 9.434. Um aumento de 17,91%.

Já em Ananindeua e Marituba, também, registraram aumento dos roubos nos primeiros cinco meses de 2021. Foram 4.001 em Ananindeua e 772 em Marituba. De janeiro a maio de 2020, foram 3.503 no município de Ananindeua e 596 em Marituba. A média de crescimento foi de 16,7%.

Roubos

Ainda conforme o levantamento, os roubos somaram 15.987 das ocorrências de janeiro a maio deste ano.  Diferente dos cinco primeiros cinco meses de 2020, quando 13.533 roubos foram registrados. O aumento foi de 15,9% nos primeiros cinco meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020.

PUBLICIDADE

Apesar dos dados de aumento no número de roubos constar no sistema da Segup, a secretaria informou, em nota, que nos últimos dois anos a Região Metropolitana de Belém registrou uma redução de 20% nos crimes de roubo, comparando o período de janeiro a maio dos anos de 2019 e 2021.

Operação

A nota explicou ainda que  os resultados refletem a atuação ostensiva e preventiva das forças de segurança do Estado que atuam de forma integrada para combater a criminalidade em pontos estratégicos da grande Belém com o objetivo de coibir e inibir ações criminosas.

 A Segup informou ainda que no mês de julho coordena a “Operação Verão” com o intuito de reforçar a segurança, não apenas nas regiões de praias e balneários do Estado, mas também na Região Metropolitana aumentando o efetivo nas ruas, por meio da operação Visibilidade a fim de evitar que ocorrências criminais aconteçam e garantir maior segurança à população. A Segup explicou que o primeiro final de semana de julho apresentou movimento tranquilo sem ocorrências graves em todo o Estado.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.