Ruas alagam e moradores ficam ilhados durante forte chuva em Manaus
Por: Ana Pastana
05 de outubro de 2025
MANAUS (AM) – Em poucos minutos da forte chuva que atingiu a capital amazonense neste domingo, 5, moradores do Beco Ayrão, no bairro Praça 14 de Janeiro, e do bairro Raiz, ambos na Zona Sul de Manaus, ficaram ilhados devido a alagamentos. O tempo foi suficiente para deixar ruas e avenidas da capital completamente tomadas pela água.
“E viva o nosso prefeito David Almeida que para o ‘Sou Manaus’ gasta milhões, mas para ajeitar o Beco Ayrão não tem. Tudo alagado, a ponte indo embora e ainda nem parou a chuva, está tudo indo embora, as casas alagadas. Olha aí, Davizão, o melhor prefeito de Manaus. Só que não, é o pior de todos os tempos“, disse Miriam Bonfim, moradora do Beco Ayrão.
A cena também se repetiu em Avenida Getúlio Vargas, bairro Centro, também na Zona Sul, onde a via que recebe todo domingo o projeto “Faixa Liberada”, da Prefeitura de Manaus, também ficou alagada. Em imagens compartilhadas nas redes sociais é possível notar uma forte correnteza na via.

A Defesa Civil do Amazonas emitiu um alerta para riscos de alagamentos, enxurradas e inundações causadas pela forte chuva que atinge Manaus (AM) e o interior do Estado. De acordo com o órgão controlador, a capital amazonense registra alerta amarelo de chuva intensa.
Os municípios de Novo Olinda do Norte, Autazes, Careiro, Borba, Itacoatiara e Manacapuru são alguns que devem ser atingidos pela forte chuva. Segundo imagens de radar, Manaus e adjacências apresentam potencial para ocorrências de chuva com intensidade moderada a forte e possibilidade de descargas elétricas atmosféricas.