‘Ruptura entre colônia e metrópole tinha que ser destaque’, diz especialista sobre 7 de setembro

Grito de Independência dado por Dom Pedro às margens do Rio Ipiranga (Reprodução/Internet)
Victória Sales – Da Cenarium

MANAUS – Sendo uma das datas mais importantes para a história do Brasil, a Independência do País é celebrada no dia 7 de setembro de 1822, o qual é definido como feriado nacional. O historiador Cleomar Lima destaca em entrevista o fato de que a proclamação em si não foi exatamente como se conta.

De acordo com Cleomar, a data nada mais é do que uma oficialização da separação entre uma colônia e uma metrópole. “A história do Brasil é repleta de mitos e lendas. Na verdade, a imagem que nós temos da data 7 de setembro é apenas uma imagem lendária, é um mito criado por um pintor chamado Pedro Américo, e isso depois de 60 anos após a Independência do Brasil”, explicou.

Importância histórica

Para o historiador, a importância da data é quando o Brasil se separa definitivamente, apesar de ainda ter alguns problemas, pois Dom Pedro estava muito ligado a Portugal. “Tem a questão sucessória, com a morte de Dom Juan VI, ele acaba ainda se envolvendo muito com a briga com o irmão. A data representa uma ruptura entre a colônia e a metrópole, e isso que tinha que ser dado destaque”, destacou.

PUBLICIDADE

Cleomar ressalta ainda que é preciso parar com esse ufanismo de Independência. “Nós ficamos dependentes da Inglaterra, a gente continuou agrária, continuou negros, continuou escravo, esse aspecto é interessante levantar. Outro ponto é o Brasil que é um dos poucos países que mantêm uma monarquia, a elite brasileira aceitou esse modelo e desde lá não houve mudanças na estrutura, no caso agrário, exportadores, escravocrata”, relatou.

Lembrança

O historiador relembra que o quadro de Independência é na verdade uma encomenda. “Dom Pedro já velho não tinha lembranças do pai, ele o abandonou e ele queria criar uma memória nacional ao pai. Foi aí que ele contratou o Pedro Américo e pediu para que fosse feito uma lembrança e o pintor criou a partir do que ele tinha escutado falar”, relatou.

A Independência do Brasil ocorreu quando Dom Pedro proclamou o grito da Independência às margens do Rio Ipiranga, localizado em São Paulo. O processo de Independência deu início por conta da possibilidade de recolonização do Brasil, a elite não aceitava que isso poderia afetar em alguns interesses econômicos.

Em 1824, Portugal reconheceu a Independência do País e com isso Dom Pedro foi aclamado e coroado como imperador do Brasil e, a partir de 1822, passou a ser conhecido como Dom Pedro I.

Desfile do Exército no dia 7 de setembro (Arquivo/Lucas Ferreira)

Feriado

A data foi um marco na história do Brasil, por isso foi identificada como feriado nacional, e uma das datas mais celebradas e que comemoram momentos marcantes da história do País, ficando ao lado do Dia de Tiradentes e o Dia da Proclamação da República. Foi durante uma entrevista do governo do primeiro presidente do Brasil, Eurico Gaspar Dutra, que a data se tornou feriado nacional.

As comemorações acontecem principalmente nas principais cidades do Brasil e são marcadas por desfiles cívicos, que são organizados pelo Exército Brasileiro. Em Brasília, o desfile acontece com membros das Forças Armadas e com agentes da Força Expedicionária Brasileira, que tiveram participação na Segunda Guerra Mundial.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.