Rússia confirma primeiro ataque com míssil hipersônico contra a Ucrânia

Aviador verifica um caça MiG-31 da Força Aérea Russa antes de um voo com o Kinzhal durante um exercício (Reuters)

Com informações InfoGlobo

MOSCOU – O Ministério da Defesa da Rússia confirmou neste sábado, 19, que o país realizou o primeiro ataque utilizando mísseis hipersônicos contra a Ucrânia. A ofensiva ocorreu com o intuito de destruir um local de armazenamento de armas no oeste do país, segundo o próprio governo russo.

“O sistema de mísseis de aviação Kinzhal, com mísseis balísticos hipersônicos, destruiu uma grande instalação subterrânea de armazenamento de mísseis e munição de aviação das tropas ucranianas em Delyatin, região de Ivano-Frankovsk”, disse Igor Konashenkov, porta-voz do ministério.

PUBLICIDADE

O Khinzal, modelo usado no ataque e chamado por Putin de “arma ideal”, tem capacidade para atingir um alvo a mais de 2 mil quilômetros de distância. Konashenov informou ainda que as forças russas utilizaram o sistema de mísseis antinavio Bastion para atacar instalações militares ucranianas perto do porto de Odesa, no Mar Negro.

Esta teria sido a primeira vez em que o governo russo admite ter feito uso desse tipo de armamento.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.