Ruth Venceremos será assessora de diversidade da Secretaria Especial de Comunicação do governo


06 de janeiro de 2023
Ruth Venceremos será assessora de diversidade da Secretaria Especial de Comunicação do governo
Militante do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e defensora das pautas dos movimentos LGBTQIA+ e negro, Ruth é pedagoga, mestre em educação pela Unicamp e primeira suplente de deputada federal pelo PT do Distrito Federal (DF) (Reprodução/Redes Sociais)
Da Revista Cenarium*

BRASÍLIA – Ministro da Secretaria Especial de Comunicação Social do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Paulo Pimenta, escolheu a drag queen Ruth Venceremos como assessora de diversidade e participação social. A informação foi confirmada ao Painel pelo ministro, que afirma que Ruth aceitou o convite.

Militante do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e defensora das pautas dos movimentos LGBTQIA+ e negro, Ruth é pedagoga, mestre em educação pela Unicamp e primeira suplente de deputada federal pelo PT do Distrito Federal (DF).

Ruth Venceremos antes da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília
Ruth Venceremos antes da posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília (Reprodução/Arquivo Pessoal)

Pimenta diz à coluna que a função de assessor para diversidade será criada em todos os ministérios, com o propósito de garantir, segundo ele, um olhar transversal sobre cidadania e luta contra o preconceito.

“Vai ser criada uma rede, que vai atuar junto à Secretaria-Geral da Presidência, pela promoção da diversidade, da participação popular”, afirma o ministro.

Pimenta diz que o posto poderá ser ocupado por qualquer pessoa engajada na luta pela representatividade de diversos grupos, como negros, indígenas e mulheres.

“Convidei a Ruth porque acho que ela tem representação simbólica muito importante e tem um perfil que deve ser valorizado”, conclui.

Erivan Hilário dos Santos criou Ruth Venceremos em 2015, em meio à militância contra a LGBTfobia dentro do MST, movimento do qual começou a fazer parte aos 13 anos, quando sua família se juntou a um assentamento em Pernambuco.

(*) Com informações da Folhapress

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.