Saiba quem é o motorista de aplicativo preso por suspeita de estuprar passageira no AM
Por: Jadson Lima*
13 de agosto de 2025
MANAUS (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) prendeu preventivamente Cherliton Costa Santos, de 29 anos, nesta terça-feira, 12, na residência dele, que fica localizada na rua Charlotte, bairro Cidade Nova, na Zona Norte de Manaus. O motorista de aplicativo foi denunciado por estuprar uma passageira, de 22 anos, na sexta-feira, 8, quando a vítima solicitou uma corrida para ir ao trabalho.
As investigações apontam que o denunciado responde a outras infrações penais, como sequestro, cárcere privado, estupro e estupro de vulnerável. O último crime é investigado pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca). Cherliton também possui registros criminais de violência doméstica e desacato.
O documento que ordenou a prisão do motorista por estupro foi expedido pelo juíz Glen Hudson Paulain Machado, da Central de Plantão Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no sábado, 9. O mandado judicial foi cumprido por agentes da Delegacia Especilizada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) da Zona Centro-Sul três dias depois.

De acordo com a PC-AM, o autor chegou em uma motocicleta para buscar a vítima, que tinha solicitado uma corrida via aplicativo. As investigações apontam que Cherliton seguiu a rota e, em determinado momento, alterou o trajeto, desviando para uma rua menos movimentada, onde cometeu o abuso.
A delegada Priscila Orberg, adjunta da CECCM, explicou à imprensa como o crime ocorreu, segundo depoimento da vítima. “Ele desviou a rota, e forçou a vítima a tocar em suas partes íntimas. A situação se repetiu algumas vezes, com ela sendo forçada a masturba-lo. Ela temia pela sua segurança, pois estava em uma rua isolada e desconhecida”, disse.
A equipe policiais que foi acionada no dia do possível crime investigado integravam a Operação Shamar, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). As ações têm foco no combate a crimes de violência contra a mulher e outras infrações de gênero.
“Após o ocorrido, a vítima acionou as autoridades para relatar o fato. Os agentes, que estavam em uma ação da Operação Shamar, iniciaram diligências para localizar o indivíduo, mas sem sucesso, diz a PC-AM.
Outros crimes
Orberg também mencionou que Cherliton possui antecedentes criminais por outros crimes, como sequestro, cárcere privado e estupro. Ele estava sendo investigado pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) por um estupro de vulnerável e também possui registros de violência doméstica e desacato.
Em novembro de 2024, mulheres denunciaram o suspeito por mantê-las em cárcere privado em uma casa na rua Charlotte, comunidade Campo Dourado, bairro Cidade Nova, Zona Norte de Manaus. O endereço é o mesmo que foi alvo da operação policial que resultou na prisão do motorista. Na época da denúncia, policiais encontraram uma adolescente na residência.
“Após consultas aos registros e à placa do veículo, confirmamos que ele tinha um histórico criminal. Graças à coragem da vítima, conseguimos retirar esse indivíduo das ruas. Ele foi preso em sua residência. A prisão foi possível graças ao trabalho de investigação, que incluiu registros de corrida nos aplicativos e outras diligências”, declarou a delegada.