Coluna da REVISTA CENARIUM dedicada a falar, de forma dinâmica, sobre o que está em alta na cena política da Amazônia, Brasil e mundo.


Sampaio, Surita e Jucá: a guerra por Roraima pós-Denarium


Por: Alinne Bindá

11 de agosto de 2025
Sampaio, Surita e Jucá: a guerra por Roraima pós-Denarium
Soldado Sampaio, Romero Jucá, Antonio Denarium e Teresa Surita (Jefferson Rudy/Agência Senado; Reprodução/ALE-RR; Leonardo Prado/Câmara dos Deputados; Reprodução/Progressistas | Composição: Lucas Oliveira/Cenarium)

Em Roraima, Soldado Sampaio, Romero Jucá e Teresa Surita aceleram suas estratégias para capitalizar o enfraquecimento do governador Antônio Denarium, cassado quatro vezes pelo TRE-RR. Sampaio, presidente da Assembleia Legislativa no Estado, prepara o lançamento de sua pré-candidatura a governador ainda neste mês, usando sua posição para controlar o orçamento estadual e isolar politicamente Denarium. Teresa Surita (MDB), autora das ações que cassaram Denarium, negocia com Sampaio para unir oposição e capitalizar eleições antecipadas se o TSE confirmar a inelegibilidade . Romero Jucá busca reativar antigas redes com o agronegócio, oferecendo “soluções técnicas”, mas enfrenta rejeição de 62% em Boa Vista. O cenário depende do julgamento de Denarium no TSE, parado há um ano sob relatoria de Cármen Lúcia. Se confirmada a cassação, eleições antecipadas em 2025 beneficiarão Surita e Sampaio. Se absolvido, Denarium enfrentará uma oposição unida e organizada.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.