São Paulo vai liberar uso de máscara ao ar livre dia 11 de dezembro


24 de novembro de 2021
São Paulo vai liberar uso de máscara ao ar livre dia 11 de dezembro
Governador João Dória anunciou a liberação do uso da máscara ao ar livre, mas o uso do acessório continua obrigatório em locais fechados. (Foto: Divulgação)

Wesley – Diego – Da Cenarium

SÃO PAULO – O governo de São Paulo anunciou, na coletiva semanal do Centro de Contingência do Estado, a liberação do uso de máscaras em espaço aberto, a partir de 11 de dezembro. Segundo estimativas do governo, até o dia 30 de outubro, o Estado terá cerca de 80% da população completamente imunizada e, por isso, é segura a liberação do item de proteção. São Paulo segue o exemplo de outros locais, como o Estado do Rio de Janeiro, onde as máscaras já não são exigidas, desde outubro. 

“Tomamos essa medida baseados nas evidências científicas que demonstram uma queda superior a 90% no número de óbitos, internações em relação ao pico da pandemia e a aceleração da vacinação no Estado que mais vacina no Brasil”, disse o governador João Doria, durante a coletiva. O uso continuará obrigatório em locais fechados, como estações de trem, metrô e ônibus. Porém, a liberação do uso ficará a cargo das prefeituras, que têm autonomia para decidir continuar com a obrigatoriedade por mais tempo.

Passageiros aguardam ônibus no Terminal Princesa Isabel, região central de SP. (Foto: Wesley Diego/Cenarium)

Foi anunciada também uma mega-ação de reforço da vacinação envolvendo todos os municípios paulistas entre os dias 1º e 10 de dezembro. O objetivo é sensibilizar aqueles que não se vacinaram ainda ou que deixaram de tomar a segunda dose, é o que explica Regiane de Paula, coordenadora do Programa de Imunização: “É preciso avançar e, para isso, vamos fazer esse grande movimento, uma mobilização para que a gente possa trazer as pessoas e completar o esquema vacinal”.

A pandemia ainda não acabou

Médico infectologista e membro da diretoria da Sociedade Paulista de Infectologia, Evaldo de Araújo confirma que já estamos seguros para liberar as máscaras. “Acho os indicadores, em geral, bons e sustentados. Dessa forma, defendo a medida. O risco em ambientes abertos e com distanciamento é zero”. Mas, deixa um aviso: “O alerta que faço, entretanto, é que o vírus ainda circula e a vacinação isoladamente não evita a infecção. Então, em ambientes fechados ou abertos com aglomeração a máscara segue essencial”, responde Araújo em entrevista à CENARIUM.

Evaldo de Araújo, infectologista. (Reprodução/SPI)

A média diária de casos de Covid-19 está em 1.289 e a média de mortes em 61 vítimas. São Paulo lidera o ranking de populações vacinadas contra o novo coronavírus no Brasil, com aplicação da 1ª dose em 81% dos moradores do Estado totalizando 77 milhões de doses de vacinas contra Covid-19.

Mesmo com tanta gente vacinada, ao menos, 70 cidades do interior de São Paulo já cancelaram o carnaval de 2022. As prefeituras alegam receio do aumento dos casos de infecções pelo vírus, por conta da grande movimentação de pessoas. Algumas cidades alegam o cancelamento por respeito às famílias que perderam entes queridos.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.