Sarau, literatura e música: Concultura prepara programação especial para celebrar ‘Dia do Livro’

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS – Em comemoração ao Dia Nacional do Livro, o Conselho Municipal de Cultura (Concultura) vai realizar um sarau literomusical no Museu da Cidade de Manaus (Muma), localizado na Praça Dom Pedro 2, centro histórico da capital. O evento será durante toda a manhã de sábado, 23 de abril, com entrada gratuita e capacidade para um público de 40 pessoas.

A celebração, prevista para iniciar às 9 horas da manhã, será dividida em dois momentos. Primeiro, o poeta e escritor Zemaria Pinto, em companhia também do escritor, poeta e presidente do Concultura, Tenório Telles, vai conduzir palestra focada em homenagear figuras importantes da literatura, como José Saramago, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, que inclusive, são responsáveis pela origem do ‘Dia do Livro’, comemorado mundialmente e, pelo centenário da Semana de Arte Moderna de 2022.

PUBLICIDADE

Dedicado à literatura, o presidente do Concultura atenta para a relevância da data inserida no calendário mundial pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Para Tenório, o livro é um dos principais instrumentos para o desenvolvimento crítico, social, político e antropológico da sociedade.

O evento será durante toda a manhã de sábado, 23 de abril, com entrada gratuita e capacidade para um público de 40 pessoas (João Viana/Semcom)

“É um momento de refletir e promover o diálogo com autores e obras que enriqueceram nosso universo literário. É um dia de troca e interlocução consagrado a dois escritores que ajudaram a forjar a civilização ocidental: Shakespeare e Cervantes e, por extensão, todos os criadores da palavra“, ressalta Tenório Telles.

A programação também terá a participação do grupo teatral da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O grupo vai encenar sobre “O Conto da Ilha Desconhecida”, do autor José Saramago. Seguido da palestra do diretor teatral John Weiner sobre Saramago e sua obra.

Além das palestras e esquetes, a agenda terá, ainda, apresentações musicais e a exibição de um vídeo artístico com o poema do poeta modernista Raul Bopp, “Cobra Norato”. “Celebrar o dia mundial do livro é um ato de reafirmação da cultura, do saber e da leitura. Os livros são fontes de sabedoria e informações, e são fundamentais no processo de forjamento da subjetividade do ser humano”, considera Tenório.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.