Saullo Viana deixa secretaria da Prefeitura de Manaus em meio a clima de desprestígio político
Por: Jadson Lima
09 de novembro de 2025
O deputado federal Saullo Viana (União Brasil-AM) anunciou, nesse sábado, 8, que pediu exoneração do cargo de secretário da Mulher, Assistência Social e Cidadania de Manaus (Semasc) para reassumir o mandato na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Ele deixou a titularidade da pasta, que em 2025 contou com um orçamento superior a R$ 118 milhões, segundo dados da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) da Prefeitura de Manaus.
De acordo com comunicado oficial, a medida é necessária para formalizar as emendas parlamentares ao orçamento federal de 2026. Nos bastidores, a saída de Viana é interpretada como o ponto mais alto de divergência de agendas diante de desprestígio político dentro da gestão do prefeito David Almeida (Avante), em meio às articulações para as eleições de 2026. O grupo indica que o deputado vinha sendo preterido em eventos políticos do Avante no interior do Estado, o que teria contribuído para a decisão de deixar o cargo.
Com o retorno de Saullo Vianna à Câmara dos Deputados, Pauderney Avelino (AM) deixará de exercer o mandato. O parlamentar vinha se revezando na Câmara Federal, assumindo temporariamente as vagas abertas por licenças de deputados do União Brasil. Antes de substituir Vianna, Pauderney havia ocupado a cadeira de Fausto Santos Jr., licenciado para atuar como secretário do Governo do Amazonas.
