Secretária de Saúde fala em últimos detalhes sobre início transplante de fígado no AM


Por: Lucas Thiago

26 de agosto de 2025
Secretária de Saúde fala em últimos detalhes sobre início transplante de fígado no AM
A secretária de Saúde do Amazonas, Nayara Maksoud (Evandro Seixas/SES AM)

MANAUS (AM) – A secretária de Saúde do Amazonas (SES-AM), Nayara Maksoud, cumpriu, nessa segunda-feira, 25, uma série de agendas em Brasília (DF) e falou em “últimos detalhes” para o início de transplantes de fígado no Estado, além de tratativas para a adoção de uma nova tecnologia de coleta de exame preventivo para câncer do colo do útero. A titular da SES-AM estava acompanhada da secretária do Fundo Estadual de Saúde (FES), Nívia Barroso. As reuniões técnicas ocorreram no Ministério da Saúde e incluiu encontros com o Coordenador Nacional dos Transplantes, Arthur Melo.

Também foram tratados pontos sobre o Fundo Nacional de Saúde, incluindo a portaria 6.916 de 2025, que trata de procedimentos para execução de despesas em ações e serviços públicos de saúde por meio de transferências fundo a fundo, e os limites do teto Extra MAC, voltado para as ações do Covid-19. A titular da SES-AM estava acompanhada da secretária do Fundo Estadual de Saúde (FES), Nívia Barroso.

Durante as reuniões, Maksoud afirmou que o Amazonas está nos preparativos finais para realizar transplantes de fígado no Estado. A secretária destacou, ainda, que há articulações com a Coordenadoria da Mulher do Ministério da Saúde para incluir o Amazonas no projeto de uma nova tecnologia que substituirá o exame Papanicolau.

Secretárias de Saúde do Amazonas encontram integrantes do Ministério da Saúde (Reprodução/Redes Sociais)

As discussões envolveram técnicos do Ministério da Saúde e equipes da assessoria da mulher. A pauta também incluiu a apresentação de dados sobre a fila de espera por procedimentos, o tempo médio de realização de cirurgias e o impacto das políticas públicas aplicadas nos últimos meses.

“Hoje, segunda-feira, estamos tratando de assuntos importantes para a saúde do Amazonas [com reuniões no Ministério da Saúde], além da apresentação dos resultados obtidos com a redução da fila de espera, o aumento de cirurgias e exames, tudo isso culminando em um melhor atendimento para a população do estado do Amazonas”, afirmou Maksoud.

As reuniões também permitiram alinhar metas com o Fundo Nacional de Saúde para garantir a continuidade do financiamento de ações prioritárias no estado. Foram apresentados, ainda, dados relativos à ampliação do acesso a exames e cirurgias, além da otimização do uso de recursos federais.

Transplante de fígado de amazonense

Em maio deste ano, um paciente de Envira (AM), identificado como Elson Wanderley de França foi submetido a um transplante de fígado em Rio Branco (AC), após uma operação de 30 horas que se transformou em uma corrida contra o tempo, desde o momento em que o doador do órgão foi identificado pela Central de Transplantes, na tarde do dia anterior.

A articulação rápida e coordenada entre as secretarias de Saúde do Amazonas (SES-AM), do Acre (SES-AC) e de Rondônia (SES-RO) e da prefeitura de Envira garantiu uma nova chance de vida ao paciente de 61 anos. O paciente, que sofria de cirrose e câncer no fígado, segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sob cuidados da equipe multiprofissional, com boa recuperação.

Leia mais: ‘Saúde Amazonas’: Programa deve reduzir hospitalizações em 28%, diz FCecon

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.