Secretaria de Segurança do RJ confirma 119 mortes e 113 pessoas presas durante operação


Por: Ana Pastana

29 de outubro de 2025
Secretaria de Segurança do RJ confirma 119 mortes e 113 pessoas presas durante operação
Comunidade removeu corpos que estavam em área de mata na região da Penha, no Rio de Janeiro (Tomaz Silva/Agência Brasil)

MANAUS (AM) – O secretário estadual da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PC-RJ), delegado Felipe Curi, confirmou 119 mortes e a prisão de 113 pessoas durante a Operação Contenção, realizada ao longo de terça, 28, entre os complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do RJ. A ação policial é a considerada mais letal da história do Estado.

Durante coletiva de imprensa, representantes das forças de segurança do Estado fizeram um balanço sobre a operação e apresentaram números de materiais apreendidos. De acordo com o delegado Curi, dos 119 mortos, 115 eram narcoterroristas e quatro eram policiais.

Vou ressaltar aqui mais uma vez, as únicas vitimas dessa operação foram os quatro policiais. Nós temos aqui o total, ontem [terça-feira, 28] foram 58 neutralizados e no dia de hoje [quarta-feira, 29] somando os corpos que foram achados na mata, mais 61, nós temos 119 mortos dos quais 115 eram narcoterroristas e quatro vítimas que são os nossos policiais“, afirmou Curi.

O secretário estadual da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Felipe Curi (Reprodução/X)
Operação

A operação da polícia tinha como objetivo prender membros do Comando Vermelho nos complexos do Alemão e da Penha, e somava até essa terça-feira, 28, 64 mortes, sendo quatro policiais.

A ação e a resposta do Comando Vermelho que usou armamento pesado e ordenou o fechamento de vias deixou diversas regiões da segunda maior cidade do país com um cenário de guerra, com caos nas ruas, tiroteios e veículos queimados .

Suspeitos de integrarem o Comando Vermelho chegaram a usar drones para lançar bombas contra as equipes policiais e a população da Penha, para atrasar o avanço das forças de segurança durante a manhã desta terça.

A megaoperação policial tinha como objetivo cumprir 69 mandados de prisão de membros do Comando Vermelho em 180 endereços. O governo estadual disse que 81 pessoas foram presas na ação, mas não divulgou quantos mandados foram cumpridos. Além disso, os agentes apreenderam mais de 100 fuzis que eram usados pela facção.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.