Secretário de Saúde do DF é preso em operação sobre fraudes na compra de testes da Covid-19
25 de agosto de 2020

Da Revista Cenarium*
MANAUS — O secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo, foi preso, na manhã desta terça-feira, 25, durante uma operação que apura irregularidades na compra de testes da Covid-19. Ao todo foram expedidos 44 mandados de busca e apreensão e sete de prisão preventiva durante a operação “Falso Negativo”.
O objetivo é desmantelar uma suposta organização criminosa que atua na Secretaria de Saúde do DF para fraudar a escolha de fornecedores e superfaturar a compra de testes sem a necessidade de licitação. Os prejuízos aos cofres públicos chega a R$ 18 milhões.
Confira a lista de detidos:
– Francisco Araújo – secretário de Saúde do DF
– Ricardo Tavares Mendes – ex-secretário adjunto de Assistência à Saúde do DF
– Eduardo Hage Carmo – subsecretário de Vigilância à Saúde do DF
– Eduardo Seara Machado Pojo do Rego – secretário adjunto de Gestão em Saúde do DF
– Jorge Antônio Chamon Júnior – diretor do Laboratório Central do DF
– Ramon Santana Lopes Azevedo – assessor especial da Secretaria de Saúde do DF
As ordens judiciais, que autorizaram a operação, é do desembargador Humberto Adjunto Ulhôa, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Os mandados também são cumpridos em outros oito estados, onde estão as empresas fornecedoras dos testes, que são: Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Mato Grosso, Espírito Santo, Rio Grande do Sul.