No AM, secretário é investigado por destinar combustível para recepcionar ex-prefeito Adail Pinheiro em Coari

MP-AM determinou a notificação do secretário investigado para que ele se manifeste sobre o inquérito em um prazo de dez dias úteis. (Divulgação/ Prefeitura de Coari)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) instaurou um inquérito civil para apurar ato de improbidade administrativa por parte do atual secretário de Obras de Coari (a 336 quilômetros de Manaus). Segundo o órgão ministerial, ele é suspeito de providenciar distribuição indevida de combustível para recepcionar a chegada do ex-prefeito Adail Pinheiro na cidade.

Inquérito está publicado no Diário Oficial do MPAM. (Reprodução)

A pasta de Obras, também conhecida como Secretaria Municipal de Infraestrutura, é comandada pelo engenheiro civil André Luiz Pinheiro. O inquérito foi aberto na última quinta-feira, 3, pelo promotor de Justiça Thiago de Melo Roberto Freire, que deu o prazo de dez dias para que o secretário se manifestasse. A portaria da investigação foi publicada nessa sexta-feira, 4, no Diário Oficial Eletrônico do MP-AM.

PUBLICIDADE

Posse

André Luiz Pinheiro tomou posse do cargo de secretário municipal em Coari no último dia 10 de janeiro para a gestão 2022-2024, segundo publicações nas redes sociais da prefeitura. O engenheiro passa a integrar a gestão do novo prefeito Keitton Pinheiro (PP) e do vice (Republicanos), eleitos em 5 de dezembro do ano passado, durante eleição suplementar realizada após a cassação do mandato de Adail Filho.

“O prefeito Keitton Pinheiro, juntamente com o vice- prefeito Edilson Lima, deu posse aos secretários e gestores de autarquias que vão compor o seu governo. Com a reestruturação, elaborada pela nova gestão e aprovada pela Câmara Municipal, a prefeitura reafirma seu compromisso com a população, com transparência de seus atos, demonstrando sua nova equipe de trabalho a fim de que juntos possam contribuir para o desenvolvimento do município e a qualidade de vida dos habitantes”, escreveu a prefeitura, em publicação no Facebook no dia 10 de janeiro.

Nas redes sociais, prefeitura divulgou o nome dos secretários escolhidos para gestão 2022-2024 (Reprodução)

Keitton Pinheiro é primo de Adail Filho e sobrinho de Adail Pinheiro, ambos ex-prefeito de Coari que tiveram o mandato cassado. Nas eleições de 2020, Keitton derrotou os candidatos Robson Tiradentes (PSC), Zé Henrique (PL), e Mil Mitouso (PSB).

Adail Pinheiro, pai de Adail Filho, teve o mandato cassado em 2014 por suspeita de integrar uma rede de exploração sexual de crianças e adolescentes no Amazonas. Em 2016, Adail Filho concorreu às eleições e foi eleito prefeito de Coari, sucedendo o pai.

Por conta da reeleição de Adail Filho em 2020, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) entendeu que ele não poderia comandar a prefeitura e cassou o mandato dele. O motivo alegado pela Corte Eleitoral foi porque esse seria o terceiro mandato consecutivo do mesmo núcleo familiar.

Segundo o TRE, eles não poderiam comandar a prefeitura, porque esse seria o terceiro mandato consecutivo do mesmo núcleo familiar. Isso porque, em 2016, Adail Filho foi eleito prefeito e então reeleito em 2020.

Sem retorno

A REVISTA CENARIUM entrou em contato com a prefeitura de Coari, por meio da assessoria de comunicação e do e-mail [email protected], disponível no Facebook oficial do Executivo Municipal, questionando informações sobre o caso.

Entre as perguntas enviadas pela reportagem, estão o questionamento sobre se a prefeitura colaborou com combustível para recepcionar o ex-prefeito Adail Pinheiro à cidade, se combustível foi destinado ao ex-prefeito ou para a população em geral; qual o posicionamento do secretário de Obras sobre o caso; qual o elo de ligação do ex-prefeito Adail com o atual prefeito; se Adail Pinheiro presta algum serviço à Prefeitura e por qual motivo ele seria recepcionado.

Até a publicação desta matéria, a REVISTA CENARIUM não obteve retorno.

Veja o inquérito na íntegra:

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.