Secretário-geral da presidência visita Glauber durante greve de fome
Por: Izaías Godinho
13 de abril de 2025
BRASÍLIA (DF) – O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, acompanhado da equipe e lideranças de movimentos sociais, visitou o deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) na Câmara dos Deputados, neste domingo, 13, durante a greve de fome do parlamentar que chegou ao terceiro dia.
Na ocasião, o ministro prestou solidariedade ao parlamentar, e relembrou que ambos iniciaram as atividades legislativas juntos. Ele acrescentou que o parlamentar defende as mesmas pautas que movimentos sociais como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e disse que a vontade do povo tem que ser respeitada.
“O mandato dele [Glauber] é um mandato que defende a luta do povo brasileiro. A pauta que ele defende é uma pauta que o movimentos sociais defendem e que a sociedade defende. Mandato popular é uma coisa muito séria. Então, a vontade do povo tem que ser respeitada, que é quem tem que ditar o mandato popular”, disse o ministro.
“Espero que a Câmara possa rever esse processo e você possa continuar cumprindo o seu papel”, concluiu, deixando este apelo.

O protesto
O deputado do PSOL iniciou o protesto após o Conselho de Ética da Câmara recomendar, por 13 votos a 5, a cassação do seu mandato.
Em abril de 2024, Glauber chutou e empurrou um membro do Movimento Brasil Livre (MBL) que, nas redes sociais, tem várias publicações em que provoca políticos de esquerda e jornalistas. A palavra final é do plenário da Câmara, mas ainda não há data para que essa votação ocorra.
Glauber está dormindo em um colchão improvisado ao lado da mesa de comando do plenário 5 das comissões da Casa.
Ele está sendo acompanhado em esquema de revezamento por médicos e assessores, segundo quem ele tem ingerido apenas soro e outras bebidas isotônicas nesse período. A sua esposa, a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), também o está acompanhando durante o dia.