Segeam dá início a processo de certificação para a melhoria na qualidade na gestão e assistência

O objetivo é impulsionar a qualidade dos serviços, gerando resultados efetivos para os pacientes e também para a categoria profissional (Reprodução/Internet)

Com informações da assessoria

MANAUS – A Associação Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas (Segeam) deu início, na última semana, à primeira fase do processo de Certificação em Excelência em Serviços de Enfermagem IGQ (Health Services Accreditation), cujo objetivo é impulsionar a qualidade dos serviços, gerando resultados efetivos para os pacientes e também para a categoria profissional. A instituição é uma das principais fornecedoras de mão de obra especializada em enfermagem ao Estado do Amazonas, e abrange áreas como urgência e emergência, obstetrícia e estomaterapia.

À frente da iniciativa, a enfermeira Anathuza Veiga Trindade, coordenadora de Projetos da Segeam, explica que a certificação é uma grande aliada, pois auxilia na padronização e instrumentalização da gestão e assistência em enfermagem, ampliando a qualidade do serviço e, consequentemente, a segurança ao paciente. “O profissional tem uma visão geral do contexto assistencial, antecipando-se a situações de risco e também expandindo seu olhar para outros campos de atuação, como a área de gestão”, destacou.

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Anathuza citou como exemplo a familiarização com protocolos variados, como os que estão voltados à segurança dos pacientes; conhecimento sobre indicadores; busca do equilíbrio entre as atribuições do dia a dia e as demais necessidades associadas ao cenário hospitalar, entre outros.

Etapas

O processo ocorre em quatro etapas, divididas em um período de oito meses de intensos treinamentos, desenvolvimento e implantação de métodos específicos de trabalho. Estão envolvidos na atividade os gerentes de enfermagem, supervisores, enfermeiros, técnicos de enfermagem, membros da equipe administrativa, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmet), Educação Permanente e Gestão de Pessoas, além de outras categorias de prestadores de serviço e colaboradores da Associação. “Cada atividade é auditada pelo IQG, por meio de um rígido monitoramento a distância (online) e presencial”, destacou.

Entre os objetivos secundários, estão: o reforço à responsabilidade e ao valor do serviço de enfermagem na gestão e assistência prestada; trazer um novo olhar frente aos desafios diários no cuidado e segurança do paciente e o seu reposicionamento como profissional, considerando o momento atual de pandemia; além de criar nos gestores, líderes de enfermagem e enfermeiros uma autoavaliação quanto à assistência oferecida, compreendendo a necessidade de aperfeiçoamento e inovação.

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