Segurança do Amazonas ganha reforço com entrega da Base Arpão III


Por: Cenarium*

24 de março de 2025
Segurança do Amazonas ganha reforço com entrega da Base Arpão III
Base Fluvial Arpão III (Luiz André Nascimento/Cenarium)

MANAUS (AM) – Para fortalecer as ações da segurança pública no Estado do Amazonas, o município de Coari, distante a 363 quilômetros de Manaus, vai receber a nova Base Fluvial Arpão III, entregue na manhã desta segunda-feira, 24, pelo governador do Estado, Wilson Lima (UB), na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), bairro Santo Agostinho, Zona Oeste da capital amazonense.

A embarcação conta com equipamentos de ponta, combatendo, principalmente, crimes como narcotráfico, roubos e biopirataria na região do Rio Solimões, atendendo municípios daquela localidade. “Não há uma embarcação sequer que passe pelo rio com suspeita de estar transportando droga que não seja abordada, resultado dessa capacidade maior que implementamos com lanchas blindadas, armamento pesado, e acessórios como binóculos de visão noturna e lupas”, disse Lima.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB) (Ricardo Oliveira/Cenarium)

A Base Arpão III, que vai substituir a Base Arpão I, em Coari, vai contar com 60 servidores das Forças de Segurança como Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), Polícia Civil (PC-AM), Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), além do apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o repasse de equipamentos utilizados pelas tropas, Força Nacional e Marinha do Brasil. A base contará com lanchas blindadas e equipadas para patrulhamento.

Estrutura

A unidade conta com salas de cartórios, laboratório do DPTC, gabinete de delegado, do comandante da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A base também agrega o canil para receber os cães policiais da Companhia Independente com Cães (CipCães). Além disso, a Base Arpão III conta, ainda, com academia para descompressão da tropa, sala de monitoramento, lavanderia, cozinha, refeitório e armazém para alimentos.

Bases fluviais

Além da Base Arpão III, o governo do Estado coordena as Bases Fluviais Arpão I – Base Fluvial Tiradentes, e II, Base Fluvial Paulo Pinto Nery. Todas as unidades fluviais trabalham com ações ostensivas e preventivas contra o narcotráfico, biopirataria, extração ilegal de madeira, areia, seixo, ouro, entre outros itens.

A Base Arpão I atua na região do município de Coari e cidades próximas. Já a Base Arpão 2 está instalada no Rio Negro, confluência com o Rio Branco, cobrindo municípios da calha do Rio Negro, como Barcelos, Novo Airão e Santa Isabel do Rio Negro.

A Base Tiradentes reforça as calhas dos rios do Alto Solimões, entre Tefé e Santo Antônio do Içá, estendendo-se até a calha do Japurá, no município de Japurá. A Base Paulo Pinto Nery fica em Itacoatiara, abrangendo outras cidades como Urucurituba, Maués, Autazes, Borba, Nova Olinda do Norte, além de Parintins e todos os municípios do Rio Madeira.

Base Fluvial Arpão III (Luiz André Nascimento/Cenarium)
Combate ao crime

Com a implantação das bases fluviais, a ação no interior garantiu maior controle na circulação dos rios. De 2020 até 2025, a produtividade geral das quatro bases fluviais no Amazonas resultou na apreensão de 14 toneladas de entorpecentes e 308 prisões. Ainda foram apreendidas 122 armas de fogo, 3,1 mil munições, além de 45 toneladas de pescado, 81 embarcações e 62 quilos de ouro.

(*) Com informações assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.