Segurança na COP30 vai contar com atuação de atiradores de elite
Por: Cenarium*
06 de novembro de 2025
BELÉM (PA) – A Polícia Federal (PF) montou um amplo esquema de segurança para a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que tem a maior parte de seus eventos concentrados no Parque da Cidade, em Belém (PA). Entre as medidas adotadas está o posicionamento estratégico de atiradores de precisão, popularmente conhecidos como snipers, responsáveis por responder a potenciais ameaças durante o evento.
Os profissionais destacados para a missão integram o Comando de Operações Táticas (COT), uma das unidades de elite da PF. Eles atuam como “contrasnipers”, com a tarefa de neutralizar possíveis ataques de atiradores com intenções criminosas, assegurando a integridade de autoridades e participantes da conferência.

De acordo com a PF, a atuação dos atiradores de precisão exige treinamento contínuo e aperfeiçoamento técnico. Esses profissionais dedicam grande parte de sua rotina ao desenvolvimento de habilidades específicas, que envolvem precisão, controle emocional e tomada de decisão rápida em situações de alto risco, requisitos fundamentais para o êxito das operações de segurança durante grandes eventos internacionais como a COP30.
O que é a COP30
A COP é a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, encontro anual que reúne líderes mundiais, especialistas, organizações e representantes da sociedade civil para discutir ações de combate ao aquecimento global. A 30ª edição será realizada em Belém, no Pará, de 10 a 21 deste mês, e marca um momento histórico por ocorrer pela primeira vez na Amazônia, região central no debate sobre preservação ambiental e transição ecológica.
