Sem chances de defesa, presidente da Aleam é atacado por prefeito de Borba no AM
02 de setembro de 2022

Ívina Garcia – Da Agência Amazônia
MANAUS – O prefeito do município de Borba, no Amazonas, Simão Peixoto Lima (Progressistas) atacou o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), durante uma caminhada eleitoral na cidade, na manhã desta sexta-feira, 2. A REVISTA CENARIUM apurou que a motivação da agressão é política.
O presidente da Aleam informou que denunciou o caso à Polícia Federal (PF) por se tratar de um crime ocorrido em campanha eleitoral. Simão Peixoto foi procurado, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno. O prefeito já tem histórico de violência política no município.
Um vídeo gravado no momento da agressão de Simão Peixoto a Roberto Cidade mostra o instante em que o deputado estava distraído quando, de forma repentina, Peixoto levanta o braço e disfere um soco no rosto do candidato à reeleição. A imagem viralizou nas redes sociais.
Lideranças que participavam do evento político no município de Borba relataram o crime e afirmaram que Simão entrou no meio da caminhada com o objetivo específico de atacar o presidente da Aleam. O parlamentar é aliado de vereadores de Borba que fazem oposição ao prefeito.
“O deputado Cidade tinha acabado de chegar [ao município] quando foi surpreendido por esse prefeito louco, que se aproveitou da distração do Cidade para atacar na covardia. Ele foi lá só com essa intenção, de agredir o deputado“, explicou um dos participantes.
Outro correligionário declarou que o prefeito de Borba ainda levou um grupo armado para a caminhada em que atacou Roberto Cidade. “Ele levou ‘capangas’ armados para caso houvesse alguma reação do deputado ou da equipe de segurança. Estamos todos revoltados e assustados com a loucura desse homem que, hoje, comanda a Prefeitura de Borba“, disse.
Momento da agressão
Histórico violento
Esse não é o primeiro relato violento partindo do prefeito de Borba. Em dezembro de 2021, o prefeito aceitou o desafio do ex-vereador Erineu Alves da Silva e promoveu uma luta de MMA para resolver “divergências políticas”.
Leia mais: Prefeito de cidade do AM enfrenta adversário em luta de MMA para resolver divergências políticas
A ação foi realizada durante o período pandêmico e teve repercussão nacional negativa para o Amazonas. A briga foi transmitida, ao vivo, pelas redes sociais do prefeito e contava com público no local. O caso virou alvo de investigação do Ministério Público do Amazonas (MP-AM).
Podcast: Play in new window | Download