Sem provas, presidente da ALE-RR acusa secretária de cobrar propina
Por: Jadson Lima
21 de fevereiro de 2025
MANAUS (AM) – O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Soldado Sampaio (Republicanos), afirmou em pronunciamento nessa quarta-feira, 19, que a secretária estadual de Saúde, Cecília Lorenzon, cobra pagamento de propina de empresários do Estado que mantêm contratos com o governo estadual. A declaração ocorreu na tribuna da Casa Legislativa, onde o deputado também criticou a gestão do governo de Antonio Denarium (Progressistas) na área da saúde.
A CENARIUM procurou o parlamentar, por meio da assessoria de imprensa dele, para apresentar evidências sobre a denúncia contra Lorenzon e revelar quais são os empresários que denunciaram a cobrança de propina pela titular da pasta da Saúde. A reportagem também pediu mais detalhes sobre como se davam as cobranças, mas, até o momento, não houve retorno.

Além da acusação, Soldado Sampaio declarou que tratou do assunto com o próprio governador Denarium antes de romper politicamente com ele, em 6 de abril do ano passado. O deputado também cobrou a exoneração da titular da Saúde até a próxima terça-feira, 25, e ameaçou acionar a Polícia Federal (PF) e outros órgãos contra o governo estadual, caso não haja retorno sobre as demandas apresentadas durante o discurso dele.
“Na saúde, hoje, o que prevalece é negócio. A secretária de saúde [Cecília Lorenzon] primeiro quer saber quanto é a parte dela para depois conversar com o empresário. Ouvimos isso abertamente de empresários, até mesmo um empresário dizendo que foi forçado a abrir o contrato social de sua empresa para colocar um apadrinhado que não se contenta mais com a propina. E o governador Antonio Denarium sabe disso, porque eu já falei com ele pessoalmente antes de romper politicamente com ele”, declarou o parlamentar.
De acordo com Soldado Sampaio, alguns empresários chegaram a procurá-lo para informar que “preferem ficar sem receber repasses do governo estadual do que aceitar a proposta de propina feita pela secretária Cecília“. O presidente da ALE-RR disse, ainda, estar disposto a obstruir os trabalhos no parlamento e suspender votações de interesse do governo estadual até que a situação seja normalizada.

Além disso, o presidente da ALE-RR pediu aos colegas que não sejam omissos e sugeriu que, se Denarium não tem força política para exonerar Lorenzon. “Se o governador não tem força suficiente para exonerar essa mulher, ou se tem algo que ela sabe dele ou ele dela, que o impede de agir, isso não é problema da sociedade roraimense”, disse o parlamentar.
A CENARIUM procurou Cecília Lorenzon duas vezes, às 18h55 e às 18h58 desta quinta-feira, 20, para comentar as declarações do parlamentar sobre a cobrança de pagamento de propina. As ligações não foram atendidas. A reportagem também pediu um posicionamento do Governo de Roraima sobre o ultimato do presidente da ALE-RR para exonerar a titular da saúde do Estado e aguarda retorno.