Sem reconhecer vitória de Biden, Guedes descarta aumento de pressões na área ambiental com democrata no comando dos EUA


10 de novembro de 2020
Sem reconhecer vitória de Biden, Guedes descarta aumento de pressões na área ambiental com democrata no comando dos EUA
Ministro tenta há meses avançar em diferentes pontos da agenda econômica, mas problemas na articulação política do governo, a pandemia e as eleições travaram o avanço das pautas (Evaristo Sá/ AFP)

Com informações do jornal O Globo

BRASÍLIA – O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira que o governo não é responsável por incêndios na Amazônia e afastou a possibilidade de que a prioridade à proteção da Amazônia dada pelo presidente eleito dos EUA Joe Biden afete a relação entre brasileiros e americanos.

Segundo Guedes, há uma “narrativa política” que afeta a imagem do Brasil no exterior, em relação à proteção da Amazônia.

“Tem muita narrativa política. Afinal, estamos só há um ano e meio no governo. Não queimamos a Amazônia. Provavelmente, ela tem sido queimada há 30 anos, antes de chegarmos aqui”, disse o ministro, durante evento internacional promovido pela agência Bloomberg.

Questionado sobre a chance de que as pressões sobre o Brasil na área ambiental aumentarem com a eleição de Biden, o ministro afirmou que o relacionamento entre os dois países não será afetado por uma questão de “personalidade”. “Não é uma personalidade aqui ou uma personalidade ali que deveria afetar essa relação de democracias liberais se movendo ao longo do tempo”.

Assim como o presidente Jair Bolsonaro, Guedes se referiu às eleições americanas como um processo indefinido, em uma posição alinhada com a do atual presidente Donald Trump, que questiona judicialmente o resultado das urnas. Segundo o ministro, as opiniões de Bolsonaro devem ser respeitadas, assim como as de Biden.

“Se o Biden teve um pouco mais de 70 milhões, nosso presidente teve 60 milhões. Isso significa que o seu ponto de vista deve ser respeitado, assim como o de Biden, caso ele eventualmente seja confirmado, seus pontos de vista devem ser completamente respeitados também”, afirmou.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.