Semana de Enfermagem aborda direitos da mulher indígena em universidade


Por: Ana Pastana

13 de maio de 2025
Semana de Enfermagem aborda direitos da mulher indígena em universidade
A 17ª semana de Enfermagem com o tema "Enfermagem em Tempos de Inovação: Saber para Transformar (Créditos: Apib/Comunicação)

MANAUS (AM) – O Centro Universitário do Norte (Uninorte) promove nessa quarta-feira, 14, no auditório da instituição, na Avenida Joaquim Nabuco, no Centro de Manaus, a 17ª Semana de Enfermagem, com o tema “Enfermagem em tempos de inovação: saber para transformar”. A primeira advogada indígena do povo Kanamari, Inory Kanamari, e a diretora-geral da CENARIUM, jornalista Paula Litaiff, serão palestrantes no evento.

A Dra. Inory Kanamari, que já atuou como presidente da Comissão de Amparo e Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas, entre os anos de 2022 e 2024, participa do evento como palestrante com o tema “Direitos da mulher indígena”.

Advogada Inory Kanamari é uma das palestrantes da 17ª Semana de Enfermagem (Divulgação/Uninorte)

À CENARIUM, Inory afirmou que o convite para participar do evento “representa mais do que um reconhecimento individual”. “Ser chamada para falar sobre os Direitos das Mulheres Indígenas dentro de uma universidade é, para mim, um sinal claro de que, pouco a pouco, estamos conquistando os espaços que historicamente nos foram negados. Esse convite representa mais do que um reconhecimento individual. Ele simboliza o resultado de uma luta coletiva por inclusão real”, disse.

A advogada indígena também reforça que o espaço educacional é um caminho para conscientização e para formar profissionais que um dia podem atuar diretamente com povos originários.

A universidade é o berço da formação crítica, um espaço essencial para moldar os profissionais que atuarão diretamente com povos indígenas. Por isso, é urgente e necessário que esses futuros profissionais conheçam e respeitem nossa cultura, nossa língua, nossa espiritualidade e nossa história. A educação é o caminho mais poderoso para combater o preconceito, o racismo e a xenofobia. E é por meio do conhecimento que podemos construir pontes de respeito e garantir que nossos direitos sejam, de fato, reconhecidos e defendidos“, afirmou.

A diretora-geral da CENARIUM, jornalista Paula Litaiff, que também atua em defesa dos povos indígenas e é mestranda do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSC), da Universidade Federal do Amazonas, onde tem como estudo de pesquisa as mulheres indígenas do povo Kokama, vai colaborar com o evento como palestrante, abordando o tema “Direitos da Mulher Indígena“.

A CENARIUM aborda, diariamente, pautas socioambientais com foco nos povos originários, quilombolas e tradicionais. A gente constrói pautas a partir desse povo que vivencia e luta por direitos, igualdade e acesso básico, como saúde, alimento e qualidade de vida. Inclusive, os direitos de mulheres indígenas do povo Kokama são a base da pesquisa do mestrado que eu faço. É necessário que, além de indígenas, o direito de mulheres originárias se façam valer“, declarou.

A jornalista e diretora-geral da Cenarium, Paula Litaiff, é uma das palestrantes da 17ª Semana de Enfermagem (Divulgação/Uninorte)
O evento

A 17ª Semana de Enfermagem acontece nos centros acadêmicos do Centro de Manaus, na unidade da Avenida Djalma Batista e na unidade do bairro Cidade Nova. O evento teve início nesta terça-feira, 13, e tem programação até o próximo dia 20.

Os estudantes precisam se inscrever por meio do link disponível na página do Instagram do curso (acesse ao final da matéria), para ter acesso a palestras, rodas de conversa, homenagens, protagonismo estudantil e muita troca de conhecimentos.

Voltado para a área da saúde da universidade, especificamente para o curso de Enfermagem, os universitários podem participar de palestras e eventos com temas como:

Enfermagem em tempos de inovação: saber para transformar

Com a participação de indígenas como o cacique Ismael Munduruku e Eliza Sateré, a advogada Inory Kanamari e a advogada Amanda Pinheiro.

Atualizações sobre o câncer de mama: a realidade das mulheres amazônidas

Com a participação do enfermeiro Lucas Vilela, enfermeiro especialista em oncologia.

Sutura simples

Com a participação da professora Raquel Nagawo, pós-graduada em clínica médica e anestesiologia veterinária.

Os interessados podem ter acesso a mais informações na página do Instagram do curso: enfermagem.uninorte.

Leia também: Especialistas debatem direitos e desafios de indígenas em faculdade de Manaus

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.