Senacon estabelece prazo de 72 horas para Apple explicar sobre segurança de fones de ouvido 


30 de maio de 2022
Senacon estabelece prazo de 72 horas para Apple explicar sobre segurança de fones de ouvido 
Caso o consumidor se sinta lesado, ou desconfie de algum defeito em produtos, ou acessórios da Apple, é possível realizar uma manifestação, de forma gratuita, na plataforma Consumidor.gov.br (Reprodução/Internet)
Com informações do Infoglobo

BRASÍLIA – A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) fixou um prazo de 72 horas, a partir desta segunda-feira, 30, para que a Apple dê explicações sobre segurança no uso de fones de ouvidos por bluetooth. A medida se deveu à notícia de que uma criança de 12 anos pode ter sofrido danos auditivos causados pelo equipamento fabricado pela empresa, nos Estados Unidos.

Segundo a secretaria, a Apple deverá justificar a venda do acessório e os riscos do equipamento. A companhia terá que explicar fatores como regularidade, qualidade, segurança, transparência, informação e orientação aos consumidores quanto ao processo de fabricação e comercialização do produto.

“Estamos investigando possível defeito e consequente risco à saúde e segurança dos consumidores brasileiros. A intenção é que a empresa aja com transparência e colabore com as autoridades nacionais e internacionais para esclarecimento imediato do caso”, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, ao qual está subordinada à Senacon.

A notificação foi expedida após a Senacon tomar conhecimento da notícia, amplamente divulgada na internet. No caso, um casal americano abriu processo contra a Apple Inc. alegando danos auditivos irreversíveis no filho de 12 anos. De acordo com a denúncia, o problema está ligado a defeito relacionado ao Airpods.

Ainda de acordo com a Senacon, a notificação se deu porque a Apple Inc. não fez o esclarecimento, no Brasil, alertando os consumidores e autoridades competentes sobre os riscos alegados nos EUA. O artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor diz que o fornecedor não pode colocar no mercado produto ou serviço que apresente alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

Caso o consumidor se sinta lesado, ou desconfie de algum defeito em produtos, ou acessórios da Apple, é possível realizar uma manifestação, de forma gratuita, na plataforma Consumidor.gov.br. O prazo médio de respostas é de 7,5 dias após abertura do caso. Para saber mais, acesse www.consumidor.gov.br.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.