Senador de Pernambuco afirma que PT vai montar ‘chapas lulistas’ em todos os Estados


Por: Fred Santana

15 de novembro de 2025
Senador de Pernambuco afirma que PT vai montar ‘chapas lulistas’ em todos os Estados
O senador pelo Estado de Pernambuco, Humberto Costa (Fred Santana/Cenarium)

BELÉM (PA) – O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou, em entrevista exclusiva à CENARIUM nessa sexta-feira, 14, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), que o Partido dos Trabalhadores (PT) prepara uma ampla articulação para formar chapas “lulistas” em todos os Estados nas eleições de 2026, com atenção especial à Região Norte.

Segundo o parlamentar, o objetivo é garantir uma maioria que sustente um eventual novo governo Lula no Senado, reunindo candidatos de diferentes espectros políticos. Costa admitiu ainda que presença da extrema-direita na região é considerada um desafio estratégico para a esquerda.

PT mira expansão no Senado

Ao comentar o cenário eleitoral, o senador afirmou que a prioridade do partido é garantir que no Senado Federal seja possível construir uma maioria de apoiadores do futuro governo Lula.

Nossa principal estratégia é garantir que os estados, especialmente aqui nos estados do Norte e do Sul, nós possamos ter uma chapa em cada estado que, mais do que petista, seja lulista”, afirmou.

O senador Humberto Costa (Reprodução/Instagram)

Costa disse que o PT pretende aumentar sua própria representação, mas destacou que a tática não será restrita ao fortalecimento interno. O senador explicou que o partido realiza um mapeamento nacional por meio do grupo de trabalho eleitoral recém-formado, responsável por avaliar o quadro local e orientar negociações com outras legendas.

Esse levantamento inicial, segundo Costa, já indica possibilidades de melhora em regiões onde o PT historicamente enfrenta resistência: “Acredito, inclusive, que nós vamos melhorar a corrente nos estados do Norte, do Centro-Oeste e do Sul, onde hoje nós temos mais dificuldades”, acredita.

Composição com esquerda, centro e centro-direita em 2026

Humberto Costa afirmou que a articulação interna ainda está no início, mas que a orientação do partido é construir chapas amplas, viáveis e comprometidas com o projeto político de Lula. “Ela ainda é muito incipiente, mas com o grupo de trabalho eleitoral nós já fizemos um primeiro mapeamento e já temos ideias de como trabalhar para a constituição de chapas que possam ter sucesso”, afirmou.

O senador ressaltou que a composição não será limitada ao campo progressista. “Poderão ser candidatos da esquerda, do centro e até mesmo da centro-direita, desde que com esse compromisso de formar a base de sustentação do futuro governo Lula”, disse.

Segundo o parlamentar, as conversas com diferentes partidos devem ganhar ritmo nos próximos meses, com o objetivo de consolidar alianças capazes de enfrentar a ofensiva da extrema-direita no Senado, especialmente no Norte.

Perfil de Humberto Costa

Médico, jornalista e um dos quadros históricos do Partido dos Trabalhadores, Humberto Costa foi deputado estadual, deputado federal, ministro da Saúde no primeiro governo Lula e atualmente cumpre mandato como senador por Pernambuco. Reconhecido por sua atuação na área da saúde e por articulações políticas no Congresso, é uma das principais lideranças petistas na estratégia nacional para 2026.

O senador Humberto Costa (Roque de Sá/Agência Senado)
Leia mais: Sem descartar candidatura em 2026, Boulos diz ficar no governo até fim do mandato de Lula

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.