Sindicato no Amazonas solicita segurança aos jornalistas nas eleições de 30 de outubro


28 de outubro de 2022
Sindicato no Amazonas solicita segurança aos jornalistas nas eleições de 30 de outubro
A entidade enviou aos veículos de imprensa (portais, sites e blogs) e às empresas jornalísticas, em geral, pedido para adoção de medidas preventivas às Eleições 2022 (Ricardo Oliveira/CENARIUM)
Com informações da assessoria

MANAUS – Com o objetivo de garantir segurança ao exercício profissional nas eleições de 30 de outubro, no Amazonas, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Amazonas (SJP-AM), nesta semana, encaminhou ofícios ao Ministério Público do Trabalho, no Amazonas e Roraima, e à Secretaria de Estado de Segurança Pública – SSP-AM. Nesta sexta-feira, 28, a entidade enviou, também, aos veículos de imprensa (portais, sites e blogs) e às empresas jornalísticas, em geral, pedido para adoção de medidas preventivas às eleições deste 30 de outubro.

“Em consequência do crescimento no número de ameaças verbais e agressões físicas registradas em eleições passadas, no Brasil, e diante do atual cenário na disputa política de candidatos e candidatas majoritários nas eleições, faz-se necessário a adoção de medidas preventivas por parte das autoridades responsáveis, como o TRE-AM, o MPT, as polícias Civil e Militar, as empresas e, inclusive, os partidos políticos”, alerta o jornalista Wilson Reis, presidente da entidade.

Como exemplo, lembra Reis, podemos citar o caso ocorrido no dia 7 de setembro de 2021, data em que os jornalistas Luiz Henrique Almeida e Lázaro dos Santos Wanderley Filho, respectivamente repórter e repórter cinematográfico da Band Amazonas foram agredidos por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro durante manifestação pública realizada na praia da Ponta Negra, em Manaus.

Relatório Fenaj

A jornalista Samira Castro, atual presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) destaca os problemas ao exercício da profissão no Relatório de Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil, em 2021, que registra 430 casos, um número 54,07% maior do que de 2018. Revela ainda que, tal crescimento surge a partir de atitudes do próprio presidente da República, Jair Bolsonaro, contra jornalistas, principalmente, após o início da pandemia de Covid-19, que registra, atualmente, mais de 685 mil mortes no País.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.