Sistema do Governo do AM leva água potável a famílias de reserva sustentável
30 de agosto de 2024

Ana Pastana – Da Cenarium
MANAUS (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima, entregou nesta sexta-feira, 30, um sistema simplificado alternativo de coleta e tratamento de água à comunidade Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé (RDS), na zona rural de Manaus, que beneficia diretamente 186 famílias residentes da região.

O Projeto Água Boa foi idealizado em 2019 e conta com unidades implantadas pela Defesa Civil do Amazonas e a Companhia de Saneamento do Estado (Cosama). Cinquenta e dois municípios do Estado já contam com a instalação do sistema, totalizando mais de 160 mil pessoas beneficiadas. Até final do ano, serão 585 unidades do sistema em todo o Amazonas.

O governador Wilson Lima ressaltou a dificuldade de comunidades do Amazonas terem acesso à água potável, principalmente em época de estiagem. “Isso é importante principalmente nesse momento em que os rios começam a baixar muito e o período de estiagem, o período sem chuva, está vez mais prolongado. Nós estamos montando essa estrutura aqui porque é uma comunidade polo e vai atender a outras duas comunidades dessa área“, disse.
LEIA TAMBÉM:
- Calor e seca levam Norte a bater recorde de consumo de energia elétrica
- Governo do Amazonas envia ajuda humanitária a 90 mil famílias afetadas pela seca
- Dezenove órgãos se reúnem em comitê técnico-científico para enfrentar seca no Amazonas
- Governo do AM inicia envio de ajuda humanitária para municípios afetados pela seca
- ‘Labclim’: pesquisador da UEA alerta para intensidade da seca no Amazonas neste ano

Antes da instalação do sistema, a população do Tupé recorria à água de poço para se manter. De acordo com o governador, estudos apontaram que essa água era imprópria para consumo. A presidente da comunidade, Alice Pimentel, afirmou que o sistema vai melhorar a vida dos moradores da comunidade que, antigamente, precisavam retirar água do rio para cozinhar, beber e outros fins.
“Eu só tenho a agradecer. Nós estamos com três filtros na comunidade. Tem família que pega água do rio e nós vamos também colocar um purificador lá para eles que é para transformar a água do rio em água potável“, afirmou.

O convênio foi assinado pelo governador Wilson Lima, no último dia 28 de agosto, junto ao Ministério das Cidades (MCID). Os sistemas de abastecimento de água incluem duas caixas d’água com purificadores projetados para eliminar impurezas, bactérias e outros contaminantes, garantindo que os moradores tenham acesso à água limpa e segura para consumo diário. Cada sistema pode atender até 1 mil pessoas por dia.