‘Só vamos sossegar quando toda a população estiver vacinada contra a Covid-19’, afirma governador do AM

O governador do AM comemorou a marca de duas milhões de doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19, em mais um encerramento de mutirão de vacinação (Marcele Fernandes/Revista Cenarium)

Priscila Peixoto e Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Amazonas chegou, nesta quarta-feira, 30, à marca de dois milhões de doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19 ao longo de cinco mutirões realizados na capital e no interior do Estado. A informação foi anunciada pelo governador Wilson Lima (PSC) no balanço final da segunda edição do viradão “Vacina Amazonas”, em Manaus, durante coletiva de imprensa na Arena da Amazônia, situada na Avenida Constantino Nery, Flores, zona Centro-Sul de Manaus.

De acordo com Wilson Lima, este momento é para expressar a gratidão por cada um que acredita no trabalho que o Governo do Amazonas vem fazendo na área da saúde e ressaltou que, durante os dois dias de campanha de vacinação, Manaus atingiu a média de 60 mil doses aplicadas. “O fato é que conseguimos alcançar uma marca muito importante, pois, sofremos muito com a primeira e segunda onda da pandemia. Nem um sistema de saúde do mundo estava preparado para enfrentar isso e nós só vamos sossegar quando toda a população estiver vacinada contra a Covid-19”, destacou.

PUBLICIDADE

O governador aproveitou o momento para agradecer para as pessoas que estiveram à frente dos mutirões e lembrar da ex-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Rosemary Pinto. “Agradeço a todas pessoas que estiveram ao nosso lado, mas não posso deixar de agradecer uma pessoa que foi muito importante, não só enquanto gestora, ou à frente da FVS, mas nas nossas vidas, foi uma pessoa muito humana, e vai estar presente nas nossas orações e ações”, relembrou.

SUS

Durante o encerramento, Wilson Lima ressaltou ainda a importância do Sistema Único de Saúde (SUS). “Podem falar o que quiser da saúde do Amazonas, mas não há nenhum sistema no mundo que funcione como o SUS, e como os nossos profissionais, e isso tem a ver com o senso de urgência de ajudar nossos irmãos”, destacou o governador.

Mobilização

A mobilização, realizada pelo governo do Estado, em parceria com a prefeitura, começou às 9h de terça-feira, 29, e encerrou às 18h de quarta-feira, 30. No total, foram cerca de 24 horas ininterruptas, com três postos de vacinação: Arena da Amazônia, Sambódromo e Centro de Convenções Vasco Vasques.

Mais vacinas

Durante a edição do “Vacina Amazonas”, o Estado recebeu mais um lote de imunizantes com 47.500 doses do tipo AstraZeneca. A entrega faz parte da 41ª pauta de distribuição, realizada pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde (MS).

Sobre o fabricante, o titular da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), médico Anoar Samad, lembrou que todas as doses disponíveis no Brasil têm a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Todas as vacinas foram aprovadas por um órgão extremamente capacitado, a Anvisa. Então, você precisa tomar a vacina que está disponível no momento. Todas elas dão proteção contra o coronavírus. Todas elas podem evitar, sim, que você evolua para uma doença grave”, afirmou o secretário.

Anoar pede para que as pessoas não deixem passar a oportunidade de se imunizar, assim que sua faixa etária for contemplada. “Não perca a oportunidade, não fique esperando essa vacina ou aquela vacina. Isso não existe. Todas elas são efetivas, são seguras. Aproveite a chance, porque é a única maneira de proteger você e proteger a quem você ama”, convida.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.