Sobrevivente é resgatado após queda de avião com mais de 200 mortos


Por: Mari Furtado

12 de junho de 2025
Sobrevivente é resgatado após queda de avião com mais de 200 mortos
O sobrevivente Viswashkumar Ramish em foto divulgada após acidente (Reprodução/Redes Sociais)

MANAUS (AM) – Segundo a agência de notícias Asian News, o chefe de polícia G. S. Malik afirmou que o acidente de avião registrado na manhã desta quinta-feira, 12, no Oeste da Índia, teve um sobrevivente até o momento. Informações divulgadas apontam que o sobrevivente seria o britânico de 40 anos, Viswashkumar Ramish, que está recebendo cuidados médicos no Hospital Civil de Asarwa, em Ahmedabad. Ramish estava sentado no assento 11A, no acidente que deixou pelo menos 204 mortes, segundo autoridades indianas.

Parte dos destroços da aeronave Boeing 787-8 que transportava ao menos 240 pessoas na Índia (Imagens/Reprodução/TV9hindi)

“A polícia encontrou um sobrevivente no assento 11A. O sobrevivente foi encontrado no hospital e está em tratamento. Ainda não é possível informar o número de mortes. O número de mortos pode aumentar, já que o voo caiu em uma área residencial”, disse o comissário de polícia. Devido à escassez de ambulâncias, alguns corpos chegaram a ser transportados em carrinhos de mão.

Caso se confirmem as informações sobre as mortes dos ocupantes, a queda do avião da Air Índia se tornará o segundo acidente aéreo com maior número de mortes na história do país, segundo a Aviation Safety Network, base de dados da Flight Safety Foundation.

Prédio com estudantes

Parte da aeronave Boeing 787 atingiu um prédio que funcionava como alojamento de estudantes da Faculdade de Medicina BJ. Imagens que circulam nas redes sociais mostram a fachada do edifício pegando fogo. Segundo a Federação das Associações Médicas de Toda a Índia (Faima), muitos alunos estavam no refeitório no momento do acidente.

Ainda de acordo com a organização, entre quatro e cinco alunos estão desaparecidos. Outros três estão na UTI. “Estamos profundamente chocados com a notícia da queda do avião. As notícias ficaram ainda mais alarmantes depois que descobrimos que o avião havia sido destruído no BJMC, no albergue e que muitos estudantes de medicina também ficaram feridos. Estamos monitorando a situação de perto e prontos para qualquer ajuda“, afirmou a Faima Índia, no X (antigo Twitter).

Segundo declaração do comissário de polícia de Ahmedabad “parece não haver sobreviventes“. Do total de 242 pessoas a bordo, 230 eram passageiros e 12 tripulantes. A aeronave tinha como destino o aeroporto de Gatwick, em Lodres, no Reino Unido. Segundo o chefe da polícia, há vítimas no solo onde o voo AI171 caiu. Segundo informações, o avião, que caiu logo após a decolagem, enviou sinal de socorro antes da queda, mas perdeu contato com a torre de controle.

Caso se confirmem informações das mortes dos ocupantes, a queda do avião da Air India se tornará o segundo acidente aéreo com maior número de mortes na história do País, segundo a Aviation Safety Network, base de dados da Flight Safety Foundation.

O primeiro da lista de acidentes aéreos mais mortais do país ocorreu em novembro de 1996. Na ocasião, uma aeronave Ilyushin Il-76TD da Kazakhstan Airlines se chocou com um Boeing 747 da companhia saudita Saudiam, quando este último decolava em Déli. Este é também a colisão aérea com maior número de mortes do mundo.

O acidente

O avião da Air India, que transportava 242 pessoas, caiu após decolar em Ahmedabad, nesta quinta-feira, 12, informaram a companhia aérea e a polícia local, sem especificar se houve sobreviventes, de acordo com a Reuters. O avião estava a caminho do aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido.

As pessoas a bordo incluíam 217 adultos e 11 crianças, disse uma pessoa com conhecimento do assunto, ainda de acordo com a agência de notícias Reuters. Eram 169 cidadãos indianos, 43 britânicos, sete portugueses e um canadense. O número inclui também dois pilotos e dez tripulantes.

O ministro da Aviação Civil da Índia, Murlidhar Mohol, afirmou que há relatos de 105 mortes. O avião caiu sobre um prédio de alojamento para médicos, de acordo com a agência de notícias Reuters. Segundo o chefe da polícia, há vítimas no solo onde o voo AI171 caiu. Equipes de resgate informaram também que pelo menos trinta corpos foram recuperados do edifício.

Mayday

Ainda de acordo com informações das agências locais, o voo da Air Índia emitiu um pedido de socorro, identificado no mundo da aviação como “Mayday”, ao Controle de Tráfego Aéreo logo após a decolagem, segundo a Diretoria Geral de Aviação Civil da Índia.

O voo decolou por volta das 13h39, horário local, e enviou o pedido de socorro.

Leia mais: Avião com destino a Londres cai na Índia com 242 pessoas a bordo

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.