Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
21 de janeiro de 2022
Ainda não é assinante
Cenarium? Assine já!
ASSINE

Priscilla Peixoto – Da Revista Cenarium

MANAUS — Com a chegada de 2022, todos se preparam para receber um novo ciclo. As simpatias são comuns neste período com intuito de atrair prosperidade e boas energias para encarar a jornada do cotidiano, tanto em ambientes externos como em casa. Para este 1º de janeiro, a CENARIUM relembra o hábito de ‘assoprar canela’, uma das mais populares e acessíveis simpatias para atrair prosperidade e abundância não somente para o quesito material, mas para o campo emocional e espiritual.

Ainda que não comprovada cientificamente quanto a real eficácia desses ritos, pessoas, como a professora Francisca Silva, 60, não largam a prática de assoprar a especiaria no primeiro dia de cada mês. “Procuro fazer todo início de mês aqui em casa, há quem diga ser bobagem, mas eu prefiro acreditar, mentalizar positivo toda vez que faço, até porque creio que energias lançadas ao universo reverberam, então, por que não arriscar? Mal não vai fazer”, diz a educadora.

De acordo com a crença popular, assoprar canela no primeiro dia de cada mês traz sorte e prosperidade (Reprodução/Ameno)

Simpatia

Para realizar o passo a passo da simpatia, de acordo com dona Francisca, é necessário somente a canela em pó e mentalizar com fé de que vai dar certo. “No primeiro dia de cada mês, a pessoa vai se dirigir até a porta da entrada da residência ou do trabalho. Na palma da mão direita segure um punhado de canela em pó”, explica Francisca.

Enquanto assopra o pó pela casa, repita a frase: ‘quando essa canela eu assoprar, a prosperidade aqui entrará. Quando essa canela eu assoprar, a fartura virá para ficar. Quando essa canela eu assoprar, a abundância aqui vai morar‘”, ensina a professora revelando ter um pé de canela no quintal de casa e utiliza as folhas para reforçar o momento de “fé” na residência.

“Depois que assopro, colho umas folhas de canela do pé que tenho a sorte de cultivar em meu quintal e queimo em casa, para defumar o local, além de dar um cheirinho bom, traz a sensação de acolhimento e paz que deixam o momento ainda mais especial”, revela.

A canela é considerada uma especiaria milenar (Reprodução/Pinterest)

Canela e o sagrado

A canela é uma especiaria milenar, usada não só na culinária, mas também em rituais místicos associados ao amor, sorte e riqueza. Costuma ser usada também para afastar energias negativas, como aromatizante e estimulante criativo de práticas voltadas à saúde.

Na medicina, a canela também é conhecida por combater bactérias, candidíases, úlceras e fungos. Além de possuir propriedades anti-inflamatórias, ela auxilia no combate ao envelhecimento precoce e tem efeito termogênico (alimento que auxilia na queima de gordura e acelera o metabolismo).

O chá de canela atua como termogênico (Reprodução/Internet)

Fé, simpatias e suporte

As simpatias buscam, de certa forma, dar um alento e esperança para aquilo que pessoas desejam. Para o autor do livro ‘Acreditando em Mágica: A Psicologia da Superstição’, Stuat Vyse, as superstições e simpatias decorrem da necessidade de controle que o ser humano tem diante da vida, mesmo não tendo controle sobre o desejado, essas práticas dão uma certa sensação de conforto.

Para o Xɛ́byosɔnɔ̀n Alberto Jorge, o sucesso desses ritos entre a sociedade é a necessidade de alimentar a esperança essencialmente importante para a vida do ser humano. Ele ressalta que a energia desprendida da psique humana é fundamental para que aconteça de fato.

“Essa esperança muitas vezes se deposita no sagrado como uma forma de encontrar um lenitivo, uma força para solucionar aquilo que nossas condições e limitações, enquanto ser humano não permitem ultrapassar. Por isso, os anos passam e essas tradições permanecem. Lembrando sempre que a fé é o elemento principal para qualquer sociedade”.