Sorva: fruta rica em carboidratos e gordura foi o único alimento de irmãos perdidos por 27 dias no AM

A sorva já foi encontrada no Amazonas, Pará, Amapá e Rondônia, chegando até as Guianas, Colômbia e Peru. (Pixabay)
Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – Imagine passar 27 dias perdido na floresta, sobrevivendo dia e noite apenas com água da chuva e se alimentando com um tipo de fruto. Foi assim a trajetória de sobrevivência dos irmãos da etnia Mura, de 7 e 9 anos, que estavam perdidos na mata no município de Manicoré, a 390 quilômetros de Manaus, desde o dia 18 de fevereiro. Após o milagre de serem encontradas, a mãe das crianças contou que os filhos se alimentaram apenas de sorva, uma fruta típica da região amazônica.

“Eu perguntei ‘meu filho vocês não comeram nada?’ Ele me disse: ‘a gente comeu sorva, mãe’. Os meninos sempre comiam sorva porque meu filho mais velho pegava quando ia caçar e sempre que vinha trazia uma saca pra eles. Então eram acostumados com a sorva”, disse a agricultora Rosinete da Silva Carvalho em entrevista à Rede Amazônica.

A sorva antes de amadurecer (Reprodução/ Internet)

A sorva é um fruto geralmente encontrado em meio à floresta de matas virgens, sendo muito utilizado por seringueiros. São medicinais com efeito adstringente e anti-helmíntica, conforme explica à CENARIUM a nutricionista especializada na área clínica Bianca Menezes.

PUBLICIDADE

“Ele é uma ótima fonte de energia por ter carboidratos e gordura, além da Vitamina A. Tem ação antioxidante, garantindo a preservação de tecidos, principalmente das células da pele, mucosa, olhos e ossos”, afirma a nutricionista.

A especialista destaca ainda que 100 gramas de sorva tem 358 kcal, sendo 1,6g de proteínas, 25,6 de lipídios e 30,4 de carboidratos. “As fibras alimentares presentes são uma boa aliada. Dela é possível retirar boas quantidades de látex comestível, podendo ser ingerido puro ou diluído em água”, destacou ainda.

A sorva já foi encontrada no Amazonas, Pará, Amapá e Rondônia, chegando até as Guianas, Colômbia e Peru. O fruto é geralmente encontrado em meio à floresta densa de matas virgens. O tamanho da sorva pode variar, podendo ter desde o tamanho de uma uva até o de um limão.

Entenda o caso

Os irmãos desapareceram no dia 18 de fevereiro, quando foram caçar pássaros na mata e não retornaram. Na última terça-feira, 15, eles foram encontrados por um homem que estava cortando madeira na mata quando avistou os irmãos. As crianças estavam em estado severo de desnutrição e com escoriações.

Os meninos foram levados até o município de Manicoré, mas foram encaminhados à capital amazonense. Eles estão internados no Hospital e Pronto-Socorro da Criança, na zona Oeste de Manaus. As crianças foram transportadas em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea da Secretaria de Saúde e chegaram à capital por volta das 11h.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.