‘Sou a favor da violência contra a mulher’, declara vereadora do Amazonas em plenário


Por: Alinne Bindá

30 de setembro de 2025
‘Sou a favor da violência contra a mulher’, declara vereadora do Amazonas em plenário
Elizabeth Maciel (Republicanos), conhecida como Betinha, é vereadora em Borba (Reprodução)

MANAUS (AM) – Em sessão plenária da Câmara Municipal de Borba (AM), nessa segunda-feira, 29, a vereadora Elizabeth Maciel (Republicanos), conhecida como Betinha, afirmou ser a favor da violência contra a mulher nos casos em que é praticada pelo homem. Em seu discurso, ela disse apoiar a lei que protege as mulheres, mas também criticou mulheres que, segundo ela, se beneficiam da legislação de forma indevida.

A vereador afirmou, ainda, ter presenciado casos em que as mulheres se machucam para culpar os homens. “Eu sou a favor da violência contra a mulher, sim, quando o homem bate na mulher, eu aprovo, mas eu também sou contra, quando a mulher bate no homem, tem mulher que merece apanhar, tem sim, sabe por quê? Às vezes eu já presenciei caso que a mulher se bate ela mesma para condenar o homem”, declarou a parlamentar.

A fala da vereadora foi feita em defesa do colega vereador Pedro Paz (União Brasil), que foi denunciado pela vereadora Professora Jéssica (DC) após levantar o dedo durante uma sessão na tribuna. Elizabeth argumentou que o gesto de Pedro Paz não foi direcionado a Jéssica e que ele apenas usou seu modo “particular” de se expressar, ressaltando que faria uma denúncia à Comissão de Ética.

A parlamentar concluiu seu pronunciamento afirmando estar comprometida em proteger o mandato do vereador Pedro Paz e que continuará sua defesa, rejeitando o que considera uma tentativa de desgaste político por meio da acusação feita pela vereadora Jéssica. “Quero dizer que eu estou aqui, e pode ter certeza que eu não vou cassar o seu mandato, pode ter certeza”, afirmou.

Desculpas

Elizabeth Maciel, que cumpre o sétimo mandato como vereadora, publicou um vídeo nesta terça-feira, 30, pedindo desculpas após a repercussão negativa de declarações. No vídeo, a parlamentar afirmou que suas palavras foram inadequadas e infelizes.

Segundo Elizabeth, o discurso não representa sua opinião. “Fui extremamente infeliz de maneira como me expressei e lamento profundamente que minhas palavras possam ter causado ofensa. Desculpa a todas que se sentiram ofendidas. Afirmo de forma clara e categórica que a violência contra a mulher é inaceitável e jamais pode ser tolerada ou justificada”, disse a vereadora.

A parlamentar destacou que o episódio servirá como reflexão pessoal e política. “Comprometo-me a agir com mais responsabilidade e respeito em minhas manifestações futuras”, afirmou, acrescentando que pretende tratar temas sensíveis, especialmente os relacionados à proteção das mulheres, com mais cuidado e consciência.

Meu compromisso é agir de forma consciente, defendendo sempre os direitos das mulheres e repudiando qualquer forma de violência. Quero garantir que minhas futuras manifestações sejam pautadas pelo respeito e pela responsabilidade política”, disse.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.