‘Sou concursado’, diz oficial do CBMAM que associou periferia a ‘sujismundo’


Por: Lucas Thiago

18 de junho de 2025
‘Sou concursado’, diz oficial do CBMAM que associou periferia a ‘sujismundo’
O militar do CBMAM, Antônio Ferreira (Fotos: Divulgação/CBMAM/Reprodução | Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

MANAUS (AM) – Pouco mais de um mês após a revelação de áudios nos quais o 1º tenente do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) Antônio Ferreira de Oliveira Júnior condiciona os moradores de bairros periféricos de Manaus a “sujismundos”, o militar afirmou em novos diálogos que “não depende da imagem” porque é concursado. A declaração ocorreu durante uma fala do oficial, na qual ele justificava que não vai convocar uma eleição para eleger o conselho do condomínio Forest Hill, do qual ele é síndico, localizado no bairro Colônia Terra Nova, na Zona Norte de Manaus.

Em novas mensagens de voz, cuja data em que foram encaminhadas não foi possível confirmar, Antônio Ferreira afirma que os outros integrantes do conselho deixaram os postos porque “o pessoal começou a pegar pesado em cima” dele, “inclusive expondo nas redes sociais“. “O pessoal aqui não é concursado como eu’, afirmou o oficial do CBMAM, referindo-se ao conselho, que, segundo ele, era formado por pessoas CLTs e empresários.

Servidor da SSP-AM é síndico de condomínio da Zona Norte de Manaus (Reprodução/Redes Sociais)

O militar do CBMAM, em outro áudio, diz que os moradores do Forest têm a intenção de convocar uma assembleia geral para discutir e debater as atitudes do tenente nos últimos meses, incluindo polêmicas consideradas preconceituosas, veiculadas na imprensa.

“Se eles querem uma assembleia para avaliar a administração, que procurem os meios legais. Se eu precisar de uma assembleia para fazer qualquer outra coisa eu chamo, por enquanto eu não preciso de assembleia. Não vou chamar a assembleia para discutir fofoca“, declarou o militar. Ouça os áudios:

A CENARIUM tentou contado com o síndico, por meio do telefone, mas até o momento do fechamento desta matéria não houve retorno. O espaço segue aberto para manifestação ou esclarecimentos.

Relembre o caso

No início de abril, Antônio Ferreira condicionou os moradores de bairros periféricos da capital amazonense a pessoas sem higiene, após o salão do condomínio amanhecer sem limpeza depois de uma festa. Na época, o homem afirmou que “lugar de ‘sujismundo’ é em bairro, no Monte Horebe“, ao dizer que os moradores devem manter o local limpo.

Ao contrário, é para usar muito [o salão de festas] e, toda vez que usar, deixar limpo. Porque lugar de sujismundo não é em condomínio de luxo, não. Lugar de sujismundo é em bairro, lá na Zona Leste, lá no Monte Horebe”, disse o síndico. A discussão era sobre a limpeza do salão de festas do condomínio, de acordo com moradores.

Após a primeira declaração, o tenente continuou: “E usou, limpou, porque a gente não mora lá na Zona Norte, lá no Monte Horebe, não; a gente mora em condomínio de luxo“, afirmou Antônio Júnior.

Os moradores do residencial reagiram à declaração e apontaram racismo do militar do CBMAM. Uma pessoa, não identificada, afirmou que não é a primeira vez que o síndico se refere aos moradores de bairros periféricos como o “pior lugar de Manaus”. Em uma mensagem, encaminhada às 16h30 de um dia que não é possível identificar, a pessoa diz que se sentiu ofendida com a fala, por ter morado mais de três décadas em um bairro da Zona Leste da capital. Veja captura de tela:

Moradores reagem à declaração de militar do CBMAM sobre moradores de áreas periféricas (Imagem obtida pela CENARIUM)
Leia mais: CBMAM apura conduta de tenente que associou periferia à falta de higiene
Editado por Jadson Lima

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.