Sou Manaus: 97% dos ingressos permanecem gratuitos; artistas saem a custo zero para Prefeitura
24 de agosto de 2023

Da Revista Cenarium Amazônia*
MANAUS (AM) – A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), divulga o patrocinador na Cota Máster do Edital de Chamamento Público N° 007/2023, publicado no Diário Oficial do Município (DOM), na edição 5649, de 14 de agosto de 2023.
Segundo a Manauscult, a empresa vencedora paga ao poder público para ter direito à comercialização dos ingressos de camarote e a um número limitado de ingressos de frente para o palco (front stage). No geral, 97% dos ingressos do evento continuam gratuitos à população na edição deste ano do Sou Manaus.
Pelo rito do Diário Oficial do Munic, Manauscult recebeu duas propostas para a Cota Máster, no entanto, uma das propostas foi desclassificada devido a impedimentos e ausência de documentação exigida no item 11, subitem 8.1 do edital, tornando, assim, a empresa Nosso Show Gestão De Eventos Ltda, habilitada para a cota patrocínio – Cota Máster.
O edital aponta ainda que a empresa ganhadora na cota máster repassa R$ 2 milhões ao poder público, tendo direito, assim, a explorar a comercialização de 44 camarotes/dia, com capacidade para 25 pessoas, 2.500 ingressos/dia no Front Stage e operacionalização do bar. Todas as despesas com confecção de ingressos/pulseiras e controle de acesso do público serão de responsabilidade do proponente (patrocinador).
De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, a Prefeitura de Manaus cumpre a legislação vigente quanto à cota de patrocínio, e na cota máster foram apresentadas apenas duas propostas, saindo uma vencedora.
“Conforme toda legislação seguida fielmente pela Prefeitura de Manaus, tivemos uma proposta habilitada para a cota máster, que dá direito à comercialização de camarotes e front stage no evento. Importante lembrar que a comercialização desses ingressos ajuda a Prefeitura de Manaus a não entrar com recursos do tesouro para pagamento de cachês de artistas e que o valor economizado poderá ser investido em outras áreas como saúde e educação”, pontuou Cardoso.
O diretor-presidente reforçou ainda que a venda dos ingressos para camarote e front stage é uma porcentagem de 3% e que 97% do evento é gratuito ao público, no qual deve fazer a inscrição apenas para os dois palcos no porto, por segurança, devido à capacidade de público dos locais.
Etapas
O Edital 007/2023 foi lançado em 23 de junho de 2023, tendo um Termo Aditivo em 3 de agosto de 2023, onde indicou que os interessados na cota máster deveriam protocolizar a inscrição até o dia 10 de agosto de 2023 (item 7.1.1), bem como as análises técnicas das propostas de patrocínio pela administração pública seria no dia 11 de agosto de 2023 (7.2.1) e a divulgação do resultado definitivo da análise das propostas de patrocínio seria no dia 14 de agosto de 2023, conforme o item 7.3.1. do edital.
Vendas de ingressos
No dia 23 de agosto de 2023, a empresa patrocinadora da cota máster iniciou as vendas dos camarotes e front stage. De acordo com a empresa, os camarotes serão vendidos para grupos de 30 pessoas e terão validade para os três dias. Não será vendido ingresso individual para camarote.