STF conclui julgamento de retomada do Fundo Amazônia paralisado há três anos pelo Governo Bolsonaro


03 de novembro de 2022
STF conclui julgamento de retomada do Fundo Amazônia paralisado há três anos pelo Governo Bolsonaro
Desmatamento nas imediações de Porto Velho, Rondônia, na Amazônia (Victor Moriyama/NYT)
Com informações do Infoglobo

BRASÍLIA – O STF concluiu nesta quinta-feira, 3, o julgamento pelo qual o governo federal está obrigado a retomar o Fundo Amazônia, que tem R$ 3 bilhões em caixa e está paralisado há três anos. O prazo será de 60 dias e terminará, praticamente, junto com o governo de Jair Bolsonaro, que foi considerado pelos ministros como omisso para essa política ambiental.

O plenário da Corte acompanhou o voto da ministra Rose Weber, com exceção de Kassio Nunes Marques e André Mendonça (que teve divergências parciais com a relatora). A ação foi movida por partidos da oposição (PSB, PSOL, PT e Rede) e alegava que, desde 2019, a iniciativa havia parado de captar novos recursos e de fomentar novos projetos.

A paralisação aconteceu, conforme constatou o STF, porque o governo extinguiu diversos colegiados ligados à administração pública naquele ano. Entre eles, estavam os comitês de orientação e técnica do fundo, essenciais para a operação.

Operada pelo BNDES, a iniciativa tinha a Noruega e a Alemanha como principais doadores — os países estão dispostos a retomar investimentos.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.