Sul do País pode ter mais dois ciclones ainda neste mês


14 de julho de 2023
Sul do País pode ter mais dois ciclones ainda neste mês
Chuvas afetaram várias cidades do Sul do País (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Da Revista Cenarium*

MANAUS – O ciclone extratropical que atingiu o Sul e o Sudeste do Brasil nos últimos dias começa a se afastar em direção ao oceano. Outros dois ciclones podem atingir o Rio Grande do Sul ainda este mês.

O ciclone extratropical que deixou ao menos três mortos e provocou estragos em estados do Sul e do Sudeste se afastou do Brasil em direção ao Oceano Atlântico. Segundo a Metsul Meteorologia, já nas primeiras horas desta sexta-feira, 14, o centro do ciclone estava sobre o mar.

A empresa de meteorologia indica que os ventos no Sul do país nesta sexta serão de fracos a moderados, com rajadas esporádicas e bem menos intensas do que as de ontem.

A Metsul afirma ainda que o litoral de São Paulo e a costa do Rio de Janeiro ainda devem ter ventos fortes entre esta sexta-feira e no sábado. A Climatempo aponta que ao longo do sábado o vento vai diminuir em todas as regiões.

Como o ciclone está sobre o mar, permanecem os alertas relacionados à agitação no oceano. A Defesa Civil de Santa Catarina aponta que nesta sexta o mar continuará agitado em função da passagem do ciclone. Segundo o órgão, o risco de ocorrências associadas à ressaca é de moderado a alto.

Mais cedo, a Metsul havia alertado ainda para que se tenha atenção aos danos provocados pelo ciclone. A empresa apontou que a ventania pode ter deixado áreas de instabilidade e estruturas comprometidas que ainda podem causar acidentes.

Ciclones no Rio Grande do Sul

Segundo Vinícius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, é possível que outros dois ciclones extratropicais atinjam o estado nos dias 19 ou 20 e 26 de julho.

Em entrevista à Gaúcha Zero Hora, Lucyrio afirmou que os próximos fenômenos irão acontecer mais afastados da costa e, por isso, os impactos devem ser mínimos.

O Rio Grande do Sul foi o estado mais atingido pelos fortes ventos e a estimativa da Defesa Civil é que cerca de 18 mil pessoas tenham sido afetadas.

O ciclone desta semana foi o terceiro a atingir o Rio Grande do Sul nos últimos 30 dias. O fenômeno que aconteceu entre os dias 15 e 16 de julho causou alagamentos e deixou mortos e desaparecidos. Já o outro, no segundo final de semana de julho, não teve muitos impactos.

(*) Com informações da Folhapress

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.